Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2009 - 20h10

EUA defendem aliança com China contra mudança climática

Publicidade

da Efe, em Pequim

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, pediu mais cooperação entre Pequim e Washington, a fim de lutar contra a mudança climática no momento em que o mundo se prepara para assumir novos compromissos após 2012, ano no qual expira a primeira fase do Protocolo de Kyoto.

Em discurso pronunciado na universidade de Tsinghua, em Pequim, Pelosi destacou que China e Estados Unidos precisam trabalhar estreitamente para enfrentar a era pós-Kyoto, cujas obrigações serão decididas na conferência que será realizada no mês de dezembro, em Copenhague.

23.dez.08-Reuters
Fumaça proveniente de fábrica chinesa; aliança entre EUA e país asiático no combate ao aquecimento unirá dois maiores poluidores
Fumaça proveniente de fábrica chinesa; aliança entre EUA e país asiático no combate ao aquecimento unirá dois maiores poluidores

Os dois países, que atualmente são os maiores emissores de gases que intensificam o efeito estufa, "devem se entender juntos e aprender mutuamente" a fim de que seja alcançado um novo protocolo, destacou Pelosi no discurso.

A presidente da Câmara Baixa americana ressaltou que a mudança climática se tornou uma questão de "segurança nacional" --além de econômica, sanitária e moral.

A mudança climática é o principal tema de Pelosi na visita que faz esta semana a Pequim, onde ela se reuniu com os principais líderes chineses.

No entanto, a política americana, conhecida pelas críticas à situação dos direitos humanos, também manifestou ao presidente e ao primeiro-ministro, Wen Jiabao, entre outros, a preocupação dos EUA com as violações das liberdades fundamentais no país asiático.

Pelosi uniu este tema ao principal de sua agenda nesta visita, afirmando que preservar o ambiente é "um direito humano básico".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página