Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2010 - 17h53

BP usa cano para conter vazamento no golfo do México

Publicidade

da Reuters, em Houston

Engenheiros da BP tentam colocar um cano sobre o local do vazamento de óleo no golfo do México, informou um executivo da empresa. O objetivo é bombear o óleo para um barco na superfície.

A operação está sendo realizada por robôs. O bombeamento poderá começar no início da noite.

Essa é a mais recente tentativa da empresa para tentar conter o derrame de cerca de 800 mil litros diários de óleo no golfo do México.

O vazamento começou no dia 20 de abril, quando uma plataforma operada pela BP explodiu, matando 11 funcionários.

Na semana passada, a empresa tentou colocar uma câmara de aço de 100 toneladas sobre o vazamento, mas a operação fracassou devido à formação de gelo, o que impediu o bombeamento de óleo por uma abertura na parte superior da câmara.

Além da inserção do cano de contenção, a empresa está realizando os últimos ajustes em uma câmara menor para colocar sobre o local do vazamento. A câmara já está submersa, a 1.500 metros, e está recebendo os últimos ajustes para ser colocada sobre o local do vazamento.

Um outro poço também está sendo perfurado pela empresa próximo ao local do desastre. A ideia é abrir um buraco no fundo do mar e enchê-lo de entulhos para segurar o óleo lá contido. A perfuração desse poço, porém, deve demorar semanas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página