Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2002 - 14h31

Carne de frango do Brasil teria substância cancerígena, dizem alemães

MARCELO CRESCENTI
da BBC em Frankfurt

Nitrofen, uma substância considerada altamente cancerígena, foi encontrada em amostras de trigo e de carne orgânicos produzidos na Alemanha, que passam por um esquema de controle de qualidade muito rigoroso.

A revelação, anunciada na semana passada, deu início a um dos maiores escândalos no setor de alimentação da Alemanha nos últimos anos e abalou seriamente a confiança dos consumidores em produtos orgânicos.

Agora, o Brasil também poderá ser envolvido no escândalo: a Associação Alemã dos Produtores de Carne de Aves está acusando produtores brasileiros de terem exportado para a Alemanha carne contendo Nitrofuranen, uma substância similar ao Nitrofen, que também causa câncer.

A associação diz que reclamou junto ao Ministério alemão de Proteção ao Consumidor antes mesmo do escândalo alemão ter sido revelado.

Medidas preventivas
Segundo o respeitado jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung'', a ministra Renate Künast quer que a União Européia tome medidas preventivas contra os exportadores brasileiros, como já ocorre com importações vindas da Tailândia.

O Brasil é o terceiro maior exportador de carne de frango do mundo e um dos principais fornecedores da Alemanha.

O escândalo alemão ainda não foi totalmente esclarecido. As autoridades suspeitam que grandes quantidades de grãos foram contaminadas durante a estocagem em silos no país.

Os grãos foram usados como ração, contaminando assim milhares de aves. Ainda não se sabe quanta comida contaminada foi colocada no mercado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página