Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2003 - 18h12

Descoberta do DNA faz 50 anos de avanços e polêmica

MARIANA TIMÓTEO DA COSTA
da BBC, em São Paulo

No dia 28 de fevereiro de 1953, um cientista britânico entrou em um bar de Cambridge gritando para os amigos que havia "descoberto o segredo da vida". Tratava-se de Francis Crick que, juntamente com um jovem bioquímico americano chamado James Watson, havia desvendado a estrutura do DNA.

A descoberta só foi conhecida pelo mundo dois meses depois, no dia 25 de abril daquele ano, quando foi capa da revista "Nature". A partir daí, os cientistas e a sua descoberta entraram para a história da Humanidade, valhendo-lhes o Prêmio Nobel de Medicina em 1962.

O DNA

A ciência mudou depois da descoberta da estrutura básica do DNA, a molécula de dupla hélice que guarda todas as informações genéticas dos organismos dentro das células. Se hoje se fala em Projeto Genoma Humano, clonagem e transgênicos _com todas as polêmicas que essas questões envolvem_ foi graças aos estudos de Watson e Creek.

São várias as aplicações do DNA, e o futuro da molécula é ao mesmo tempo facinante, promissor, polêmico, e, muitas vezes, aterrorizante.

Continua...
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página