Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2003 - 09h28

Guggenheim de NY exibe obras-primas da arte moderna

O museu Guggenheim de Nova York inaugura nesta sexta-feira a mostra De Picasso a Pollock: Clássicos da Arte Moderna, com 130 obras de seu próprio acervo, um dos melhores do planeta em termos de arte do século 20.

A exposição, que permanece em cartaz até o dia 28 de setembro, exibe uma poderosa e eclética antologia de 48 artistas, cuja produção cobre o período de 1910 a 1960. São obras-primas, entre outras, do escultor romeno Constantin Brancusi, do pintor russo Vasily Kandinsky e do americano Marc Rothko.

Criado pelo pintor Joan Miró e executado pelo ceramista Josep Artigas, ambos espanhóis, o mural Alicia, uma obra abstrata permanente afixada numa parede à entrada da célebre rampa do Guggenheim, é ao mesmo tempo a vedete e o pretexto para a mostra.

Nos últimos dez anos, para não interferir com o visual de exposições de outras fases e estilos, o museu decidiu manter o mural escondido atrás de uma parede. "Trata-se de uma obra de uma época bastante específica do trabalho de Miró", diz Lisa Denison, curadora da exposição. "Foi ótimo vê-la novamente e montar toda uma mostra ao seu redor, para colocá-la no contexto apropriado, da arte do século 20."

Continua...
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página