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13/11/2003
-
15h45
A versão 2004 do Calendário Pirelli, lançada ontem em Londres, faz uso de cenários oníricos, que remetem à arte conceitual.
As imagens do calendário, que está completando 40 anos, foram feitas pelo fotógrafo britânico Nick Knight.
"Este calendário retrata um mundo imaginário. Por isso, quis que as imagens evocassem fantasias, simplesmente insinuando formas e situações", disse Knight.
O calendário conta com fotos de algumas das mais célebres modelos da atualidade. Entre elas estão Alek Wek, Karolina Kurkova, Natalia Vodianova e Carla Boscono.
Knight, que já fez capas para revistas como "Vogue" e "I-D" conta ter pedido que as modelos dissessem como gostariam de ser retratadas, deixando a elas a escolha do tema de cada foto.
Inversão
De acordo com Knight, a versão 2004 do calendário rompe com uma marca histórica.
"Tradicionalmente, este ícone retrata a sexualidade feminina como ela é percebida pelos homens. Desta vez, os papéis foram invertidos", afirma Knight.
"Eu temia que o calendário tivesse uma visão das mulheres como elas são percebidas pelos homens", acrescenta.
O fotógrafo já fez também fotos para capas de discos de artistas como David Bowie, Björk, Kylie Minogue e Massive Attack.
Knight se destacou no passado com imagens nas quais ele subvertia noções tradicionais de beleza.
É o caso de uma campanha que fez para a Levi's em que retratou pessoas que tinham entre 70 e 80 anos de idade.
O diretor de arte do calendário, Peter Saville, conta que a opção pela edição "feminista" foi uma opção da própria Pirelli.
"O calendário Pirelli se tornou uma instituição do século 21", conta Saville.
"Portanto, decidimos que as mulheres deveriam decidir como elas queriam ser retratadas na edição de 2004", acrescenta o diretor de arte.
Entre outros fotógrafos que já registraram as imagens do calendário estão Richard Avedon, Mario Testino e Bruce Weber.
Inspiração
Para obter a inspiração para fazer as fotos, Nick Knight conta ter entrado em contato com algumas das mais famosas mulheres do mundo da música, da moda, da literatura, das artes plásticas e do cinema.
Por isso, cada imagem do catálogo conta com uma idéia dada por nomes como as cantoras Björk e Courtney Love, a estilista Stella McCartney, as atrizes Catherine Deneuve e Emmanuelle Seigner e artista plástica Tracey Emin, entre outras.
As imagens do catálogo foram captadas após três meses de trabalho de estúdio, em Londres.
Knight utilizou uma técnica de pós-produção distorcendo algumas das imagens e dando a elas um tratamento cromático.
Por conta disso, todas as fotos são ricas em cores e trazem trechos em que as imagens estão desfocadas.
"Quero que as pessoas fiquem intrigadas com esse Calendário Pirelli e se divirtam olhando para ele a cada vez. Descobrindo elas próprias um significado a cada dia", conta Knight.
Calendário Pirelli faz 40 anos e retrata ''mundo imaginário''
da BBC, em LondresA versão 2004 do Calendário Pirelli, lançada ontem em Londres, faz uso de cenários oníricos, que remetem à arte conceitual.
As imagens do calendário, que está completando 40 anos, foram feitas pelo fotógrafo britânico Nick Knight.
"Este calendário retrata um mundo imaginário. Por isso, quis que as imagens evocassem fantasias, simplesmente insinuando formas e situações", disse Knight.
O calendário conta com fotos de algumas das mais célebres modelos da atualidade. Entre elas estão Alek Wek, Karolina Kurkova, Natalia Vodianova e Carla Boscono.
Knight, que já fez capas para revistas como "Vogue" e "I-D" conta ter pedido que as modelos dissessem como gostariam de ser retratadas, deixando a elas a escolha do tema de cada foto.
Inversão
De acordo com Knight, a versão 2004 do calendário rompe com uma marca histórica.
"Tradicionalmente, este ícone retrata a sexualidade feminina como ela é percebida pelos homens. Desta vez, os papéis foram invertidos", afirma Knight.
"Eu temia que o calendário tivesse uma visão das mulheres como elas são percebidas pelos homens", acrescenta.
O fotógrafo já fez também fotos para capas de discos de artistas como David Bowie, Björk, Kylie Minogue e Massive Attack.
Knight se destacou no passado com imagens nas quais ele subvertia noções tradicionais de beleza.
É o caso de uma campanha que fez para a Levi's em que retratou pessoas que tinham entre 70 e 80 anos de idade.
O diretor de arte do calendário, Peter Saville, conta que a opção pela edição "feminista" foi uma opção da própria Pirelli.
"O calendário Pirelli se tornou uma instituição do século 21", conta Saville.
"Portanto, decidimos que as mulheres deveriam decidir como elas queriam ser retratadas na edição de 2004", acrescenta o diretor de arte.
Entre outros fotógrafos que já registraram as imagens do calendário estão Richard Avedon, Mario Testino e Bruce Weber.
Inspiração
Para obter a inspiração para fazer as fotos, Nick Knight conta ter entrado em contato com algumas das mais famosas mulheres do mundo da música, da moda, da literatura, das artes plásticas e do cinema.
Por isso, cada imagem do catálogo conta com uma idéia dada por nomes como as cantoras Björk e Courtney Love, a estilista Stella McCartney, as atrizes Catherine Deneuve e Emmanuelle Seigner e artista plástica Tracey Emin, entre outras.
As imagens do catálogo foram captadas após três meses de trabalho de estúdio, em Londres.
Knight utilizou uma técnica de pós-produção distorcendo algumas das imagens e dando a elas um tratamento cromático.
Por conta disso, todas as fotos são ricas em cores e trazem trechos em que as imagens estão desfocadas.
"Quero que as pessoas fiquem intrigadas com esse Calendário Pirelli e se divirtam olhando para ele a cada vez. Descobrindo elas próprias um significado a cada dia", conta Knight.
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