Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2003 - 06h15

Secretaria Ibero-americana divide ministros na Bolívia

Os ministros das Relações Exteriores não conseguiram chegar a um acordo sobre o "Informe Cardoso", como ficou conhecido o documento elaborado sob a coordenação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para redefinir o papel das próximas reuniões da Cúpula Ibero-americana.

Segundo Juan Ignacio Siles del Valle, ministro das Relações Exteriores da Bolívia, os chefes de Estado e de Governo decidirão no sábado, último dia da 13ª Cúpula Ibero-americana, se concordam ou não com o documento.

O ponto que causou controvérsia entre os ministros foi a proposta de criação de uma Secretaria Permanente Ibero-americana, um organismo internacional que teria a capacidade de representar todos os países membros.

"Alguns ministros defenderam que esta decisão fosse feita apenas pelos chefes de Estado e de Governo", afirmou Siles del Valle. "Eles definirão se a criação desta secretaria será imediata, ou encarregarão os ministros para analisar profundamente as conclusões do grupo de trabalho de Cardoso e constituí-la daqui a três ou quatro meses".

Continua...
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página