Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2003 - 09h43

Acusações de "tortura" estragam férias de elefantes em colônia na Índia

da BBC, em Londres

O transporte de elefantes para uma colônia de férias especial para os animais recém-aberta na Índia vem gerando reclamações de que os elefantes, que deveriam relaxar, estejam sofrendo "tortura e abuso".

Aparentemente, os elefantes se recusaram a embarcar no caminhão que os transportaria, apesar de uma semana de treinamento. Eles teriam sido, então, colocados à força no veículo, com métodos "questionáveis", mesmo estando de férias.

Os animais estão sendo levados a uma colônia de férias em Mudumalai, uma estância nas montanhas do sul da Índia, para descansar e recuperar as forças.

Dois Estados no sul da Índia instituíram férias anuais para os elefantes que trabalham. Cercados pela natureza, eles receberiam uma alimentação balanceada e cuidados médicos.

Ataques

A idéia de um campo de férias ganhou força após recomendações de uma equipe que estudou como os elefantes da região de Kerala, que emprega centenas de animais para festivais em templos, são mantidos.

A preocupação com os elefantes aumentou após um crescente número de ataques em humanos. Pelo menos quatro pessoas morreram em Kerala nos últimos meses.

Fatiga e maus-tratos seriam as causas dos males dos elefantes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página