Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2004 - 11h38

Livro narra ascensão de aliados de Bush

O governador do Texas, George W. Bush, era lendário pela ignorância e inexperiência em política externa quando estava na campanha presidencial no ano 2000. Lembra-se? Ele não sabia quem era o presidente do Paquistão.

Para compensar, Bush reuniu um núcleo de conselheiros, que se apelidaram de "vulcanos", em alusão aos deus romano do fogo e metal, para transmitir uma imagem de poder, dureza e durabilidade.

O livro de James Mann --um ex-correspondente internacional do "Los Angeles Times", atualmente associado ao Centro para Estudos Internacionais e Estratégicos, em Washington-- narra de forma meticulosa a história destes seis forjadores (cinco homens e uma mulher) da política externa e de segurança nacional da campanha de Bush e que hoje ocupam posições-chaves no governo republicano.

Os "vulcanos" são o vice-presidente Richard Cheney, o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld e seu sub, Paul Wolfowitz, o secretário de Estado Colin Powell e seu sub, Richard Armitage, e a assessora de segurança nacional Condoleezza Rice.



Continua...
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página