Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2004 - 08h45

Novo embaixador dos EUA no Brasil passa por sabatina

PAULO CABRAL
da BBC, em Washington

O Comitê de Relações Exteriores do Senado americano se reúne às 10h da manhã (12h de Brasília) desta terça-feira para sabatinar o diplomata nomeado pelo presidente George W. Bush para ser o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

John Danilovich, atualmente embaixador na Costa Rica, foi nomeado pelo presidente em fevereiro, mas ainda precisa da aprovação do Senado antes de assumir o posto.

O Departamento de Estado descreve o embaixador como "homem de negócios e investidor com grande conhecimento em assuntos internacionais", que já teve importante atuação "no setor de navegação, por mais de duas décadas, além de ter sido diretor de empresas de transportes, imóveis, publicações e investimentos".

"O embaixador Danilovich foi um líder ativo dos Republicanos no Exterior (grupo de apoio ao partido fora dos Estados Unidos) e foi presidente do (Conselho de) Americanos no Exterior para o presidente George W. Bush e para o ex-presidente George H.W. Bush", informa ainda a página na internet do Departamento de Estado.

Donna Hrinak

A atual embaixadora, Donna Hrinak, foi confirmada pelo Senado americano no fim de março de 2002 e assumiu o posto depois de ter as credenciais aceitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em meados de abril.

Ainda não há formalmente uma data para a troca no comando da embaixada que, formalmente, ainda depende das aprovações do Senado americano e do governo brasileiro.

Informações na imprensa nas últimas semanas, no entanto, indicam que o governo americano teria a intenção de completar todo o processo até junho.

Também o Brasil está trocando de embaixador nos Estados Unidos.

O atual embaixador, Rubens Barbosa, vai deixar o cargo nos próximos dias e será substituído por Roberto Abdenur, que era o embaixador do Brasil na Áustria.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página