Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2007 - 15h39

BBC lamenta "mal-entendido" de vídeo com a rainha britânica

da BBC Brasil

A BBC pediu desculpas à rainha Elizabeth 2ª nesta quinta-feira por ter erroneamente dado a entender que a monarca abandonou uma sessão de fotos com a fotógrafa Annie Leibovitz durante a filmagem de um documentário.

Uma chamada para o programa, levada ao ar na quarta-feira, mostra a rainha falando com Leibovitz e, em seguida, imagens da monarca aparentemente saindo da sala.

Em nota oficial, a BBC afirmou: "Não foi o caso. A seqüência dos eventos foi representada de forma errada".

O documentário "A Year With The Queen" (Um Ano Com a Rainha, em tradução livre) será exibido pela BBC no Reino Unido em outubro.

"A BBC gostaria de pedir desculpas à rainha e a Annie Leibovitz por qualquer aborrecimento que isso possa ter causado", afirma a nota da BBC.

Menos elegante

No programa, a fotógrafa é vista dizendo à rainha que a foto ficaria melhor se ela tirasse a tiara, porque "o manto real é tão...' e -antes de completar a frase com a palavra 'extraordinário"- é interrompida pela rainha que diz:

"Menos elegante. E o que você acha disso?", dispara Elizabeth 2ª, apontando para a roupa envergada pela fotógrafa.

Na chamada da BBC, a cena seguinte mostra a rainha dizendo à sua dama de companhia: "Não vou mudar nada. Já estou cheia, vestida desse jeito, muito obrigada".

A seqüência pode dar a entender que a monarca abandonou a sessão de fotos, o que não aconteceu, já que a última frase foi dita antes da sessão.

A nota da BBC diz que as imagens na chamada "não têm a intenção de dar a dimensão completa do que realmente aconteceu ou do que vai ser mostrado no programa".

Bem-humorada

Antes do desmentido da BBC, o fotógrafo real do tablóide britânico "The Sun", Arthur Edwards, disse que a seqüência revela uma faceta nova e bem-vinda na rainha.

"Foi ótimo ver que a rainha pode se irritar", disse Edwards à BBC, sem saber que não havia relação causal entre as duas imagens. "Acho que Annie Leibovitz passou do limite".

"Todo fotógrafo pede mais uma: podemos fazer isso, podemos fazer aquilo?", disse o fotógrafo. "Mas a rainha não quis saber e quando pediram para tirar a tiara, explodiu."

"O Príncipe de Gales [o príncipe Charles, filho da rainha] me falou atravessado em algumas ocasiões ao longo do tempo, agora sei de onde ele puxou".

A fotógrafa é famosa por seu trabalho com celebridades --entre seus trabalhos mais conhecidos estão uma foto do ex-beatle John Lennon, nu, abraçado com a mulher Yoko Ono, que aparece vestida.

Leibovitz também é a autora de uma foto da atriz americana Demi Moore, nua e em estágio avançado de gravidez, publicada na revista Vanity Fair.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página