Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2004 - 03h39

Espaçonave particular sobe mais de 64 km e bate recorde

DAVID WHITEHOUSE
da BBC

Uma nave espacial particular atingiu uma altitude de mais de 64 km em um teste realizado nesta quinta-feira (13) no estado norte-americano da Califórnia.

A aeronave, chamada SpaceShipOne, foi projetada com o objetivo de levar um prêmio de US$ 10 milhões que está sendo oferecido à primeira empresa privada que levar um veículo ao espaço.

Para conquistar o prêmio, no entanto, o veículo espacial, precisa alcançar a altitude de 100 km duas vezes em um período de três semanas.

A expectativa é que a SpaceShipOne, construída pelo pioneiro do setor aeroespacial Burt Rutan, chegue a essa altitude já no mês que vem.

Turismo espacial

Vinte e cinco outras equipes de todo o mundo estão disputando o prêmio, chamado de X-Prize.

Em uma impressionante demonstração no deserto californiano do Mojave, a SpaceShipOne e sua nave-transportadora, a White Knight, deram mais um passo em direção ao prêmio quando o piloto Mike Melvill as levou à maior altitude já alcançada por uma nave não ligada a nenhum governo.

Os quase 65 km são aproximadamente quatro vezes mais do que a SpaceShipOne havia alcançado em vôos anteriores.

A empresa de Burt Rutan, a Scaled Composited, se tornou em abril o primeiro órgão não-governamental a receber uma licença da Autoridade Federal de Aviação americana para o lançamento de naves ao espaço.

O X-Prize vai marcar uma nova era na história das naves tripuladas no espaço, já que ele abrirá caminho para que empresas comerciais possam levar consumidores comuns para curtos passeios suborbitais.

Embora se espere que seja possível desenvolver um mercado para o turismo espacial, a verdade é que poucos passageiros serão ricos o suficiente para poder fazer viagens ao espaço, que devem ser oferecidas por uma ou duas companhias no futuro próximo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página