Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2004 - 01h15

'NYT' nega ter se 'retratado' ao governo brasileiro

PAULO CABRAL
da BBC, em Washington

O jornal "The New York Times" emitiu um comunicado nesta sexta-feira dizendo que não apresentou "uma desculpa ou uma retratação" ao governo brasileiro, contradizendo uma declaração do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

O ministro havia dito que o governo desistiu de revogar o visto do correspondente do jornal jornal no Brasil, Larry Rother, depois que o jornal ofereceu "uma retratação juridicamente consistente".

Bastos assim se referiu a uma carta escrita pelos advogados de Rother e enviada ao Ministério da Justiça.

No seu comunicado, o jornal sustenta que a reportagem que iniciou a polêmica --sobre uma suposta preocupação nacional com o consumo de bebidas do presidente Lul-- é "precisa e justa."

"Grande afeto"

O "The New York Times" diz que, apenas, "lamenta a polêmica política que a reportagem provocou" na mensagem.

O comunicado diz ainda que o jornal se diz satisfeito com a notícia de que Larry Rother vai poder "voltar a viajar livremente para dentro e para fora do Brasil".

"O Brasil e o "New York Times" se beneficiam da presença de uma correspondente do "Times" cobrindo este importante país."

Na carta escrita por seus advogados, Larry Rother adota um tom semelhante, dizendo o "texto não foi escrito para ofender o presidente", embora lamente "as repercusões de polêmicas posteriores à reportagem que possam ter lhe causado constrangimento [ao presidente]".

O jornalista reafirma no texto seu "grande afeto pelo Brasil e respeito pelas instituições democráticas brasileiras" e diz que "jamais teve a intenção de ofender a honra" do presidente.

Larry Rother defende a reportagem que escreveu dizendo que ele lse imita a "veicular comentários, não contendo juízo de valor", mas se diz preocupado com a versão do seu texto para o português não é fidedigna, o que pode ter causado a ampliação do mal entendido".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página