Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2004 - 15h22

Robôs da Nasa ficam em Marte por mais sete meses

PAUL RINCON
da BBC Brasil, em Paris

A agência espacial americana, a Nasa, anunciou que os veículos-robôs enviados a Marte terão mais sete meses para explorar o planeta vermelho.

Firouz Naderi, diretor de Exploração do Sistema Solar no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, disse à BBC que recomendou que as missões sejam prorrogadas.

Os veículos Spirit e Opportunity deveriam permanecer inicialmente 90 dias marcianos na superfície do planeta. Em abril, a Nasa anunciou a primeira extensão desse tempo, até setembro deste ano. Agora, os robôs ganharam mais sete meses lá.

A agência disse que não receberá novos recursos para financiar o projeto, mas Naderi, que gerencia a parte financeira dos veículos-robôs, afirma que o dinheiro virá de outros departamento da Nasa.

"Gastamos cerca de US$ 5 milhões por mês durante a missão principal, e cerca de US$ 3 milhões mensais na primeira missão prorrogada", contou ele durante uma conferência em Paris.

"Talvez haja mais algumas centenas de milhares de dólares que possamos conseguir."

Notícia boa e ruim

Ele acrescentou que a ampliação do programa é ao mesmo tempo uma notícia boa e ruim para a Nasa.

"A boa notícia é que eles (os veículos) estão durando bem mais do que pensávamos", disse Naderi.

"A má notícia é que, como não havíamos planejado para que durasse tanto
tempo, temos de espremer outras coisas para conseguir o dinheiro."

O robô Opportunity está atualmente a uma profundidade de 10 a 12 metros no interior de uma cratera conhecida como Endurance (Resistência), de 130 metros de largura.

Ele deve continuar a descer até 30 metros de profundidade dentro da cratera. Os cientistas pensam que será difícil retirá-lo de lá se passar desse ponto.

Ao sair da cratera, o Opportunity deve examinar o escudo contra calor da espaçonave, que teria cavado um buraco profundo ao se chocar contra a superfície de Marte durante a descida.

O Spirit se encontra agora na base das colinas Columbia. Deve escalar até cerca de 30 metros de altitude e então hibernar para suportar o rigoroso inverno marciano.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página