Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2004 - 15h05

Brasil participa de Copa do Mundo dos Sem-Teto na Suécia

da BBC Brasil

O Brasil faz parte dos 26 países que disputam neste ano a segunda Copa do Mundo dos Sem-Teto. A competição começou no domingo em Gotemburgo, na Suécia, e termina no dia 1º de agosto.

O torneio é organizado pela Rede Internacional de Jornais de Rua (INSP, na sigla em inglês). Segundo os organizadores, a competição é uma oportunidade para chamar a atenção do mundo para o problema dos sem-teto e da pobreza.

Argentina, Namíbia, Portugal, Ucrânia, Japão e França estão entre os países que participam pela primeira vez da competição.

O time da revista Ocas (Organização Civil de Ação Social) representa o Brasil e enfrenta a Eslováquia, a República Checa e a Escócia na primeira fase, pelo Grupo D. Na primeira partida, o Brasil ganhou de 8 a 5 da Eslováquia.

Última edição

O time do Camarão não conseguiu participar este ano porque teve os vistos para os jogadores negados pelo governo sueco.

O local dos dois próximos torneios também já é conhecido. A Copa de 2005 acontecerá em Nova York, e a de 2006, na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A primeira Copa do Mundo dos Sem-Teto aconteceu em julho de 2003 na Áustria. Dezoito países participaram, e mais de 200 mil espectadores assistiram aos 109 jogos da competição.

A anfitriã foi campeã do torneio. O grupo que representou o Brasil, o Criança Esperança, chegou na quarta colocação.

De acordo com os organizadores, 12 dos 141 jogadores que participaram da competição em 2003 foram contratados por clubes de futebol como jogadores ou técnicos.

O objetivo da INSP é criar oportunidades para pessoas que se encontram em situações de crise por meio de programas sociais e da oportunidade de vender jornais na rua. Mais de 50 instituições de 28 países fazem parte da organização.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página