Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2004 - 10h36

Velocista iraquiana espera resultado bom em Atenas

THOMAS PAPPON
da BBC Brasil, em Atenas

A única atleta mulher da delegação do Iraque, Alaa Hikmat, disse à BBC Brasil que quer fazer um bom papel nos Jogos Olímpicos de Atenas.

"Estou muito orgulhosa de representar o Iraque", disse ela. "E com a ajuda de Deus, espero conseguir um resultado satisfatório.

Hikmat vai correr as provas de 100m e 200m rasos. Seu melhor tempo oficial até agora foi de 12,5 segundos. O recorde mundial, de Florence Griffith-Joyner, é de 10,47 segundos.

Mas Hikmat garantiu que já chegou a correr a distância em menos de 12 segundos este ano.

Delegação iraquiana

A reportagem da BBC Brasil encontrou Hikmat na residência da Vila Olímpica, um espaço em que os atletas podem acessar a internet, jogar videogames e lavar a roupa.

Sorridente, usando um blusão de um time de futebol americano de Minnesota, ela posou para fotos. Vaidosa, Hikmat pediu para poder tirar os óculos.

Por causa de restrições religiosas, as atletas de paises árabes são obrigadas a correr usando colants, para cobrir as pernas.

Hikmat tem 18 anos, nasceu em Bagdá, onde mora e treinou para as Olimpíadas.

Ela foi convidada a participar dos jogos, dentro de um esquema de distribuição de "wild cards" - convites - pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para incentivar o esporte internacionalmente.

A delegação do Iraque é composta de 25 atletas. O grande destaque é a equipe de futebol, que conseguiu se classificar oficialmente e enfrenta Portugal na quinta-feira.

Os atletas iraquianos também competem no levantamento de peso, judô, natação, boxe e atletismo.

O chefe da delegação iraquiana, Tiras Odisho, disse na segunda-feira que os iraquianos "adoram esportes" e que espera que haja "um cessar fogo no Iraque durante as Olimpíadas".

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre os Jogos Olímpicos de Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página