Publicidade
Publicidade
Terapia genética faz macaco preguiçoso virar workaholic
RICHARD BLACKda BBC Brasil
Um grupo de cientistas nos Estados Unidos descobriu uma terapia genética capaz de transformar macacos preguiçosos em verdadeiros workaholics.
Normalmente, macacos só dão duro quando sabem que alguma recompensa vai resultar disso. Mas os primatas que sofreram a alteração "suavam a camisa" o tempo inteiro.
Os macacos são parecidos com os seres humanos em sua relação com o trabalho --ao menos aqueles animais que vivem em um laboratório e aprendem a apertar botões e realizar outras atividades a fim de serem recompensados com água e guloseimas.
Eles só começam a se concentrar na tarefa quando chega o horário da refeição. Mas os cientistas do Instituto Nacional de Saúde Mental, nas proximidades de Washington, desenvolveram uma técnica pela qual a postura "profissional" dos macacos mudou notadamente.
Protelação
"Os macacos normais e as pessoas são proteladores", disse o cientista Barry Richmond, que liderou a pesquisa.
"Eles tendem a não trabalhar muito bem quando têm tempo à disposição, e a trabalhar melhor quando o momento da recompensa se aproxima."
"Já os macacos sob efeito do nosso tratamento não protelavam."
Depois de cerca de dez semanas, a terapia genética que mudou a forma como os macacos viam suas obrigações laborais perdeu seu efeito.
O resultado foi que os primatas voltaram a suas antigas práticas de guardar o suor para os momentos de necessidade.
Richmond diz que a técnica pode ser útil para um dia criar uma forma de ajudar quem sofre de depressão e outras condições em que a motivação desaparece da vida de uma pessoa.
Especial
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Jovem se fantasiou de Obama para Berlusconi em festas
- Bud se transforma em tempestade tropical perto da costa do México
- Acusado de matar menino em 1979 é indiciado nos EUA
- Ex-premiê diz não ter problemas com governo islâmico no Egito
- Crianças africanas precisam de mais ajuda que gregos, diz Lagarde
+ Comentadas
- Homossexual palestino pede asilo a Israel por temer ser morto
- União Europeia denuncia Argentina por restrições comerciais
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.

Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV