Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2004 - 12h29

Desistência de Kenteris e Thanou decepciona gregos

MATTHEW DAVIS
da BBC Brasil, em Atenas

A notícia de que os dois campeões de atletismo gregos - Kostas Kenteris e Katerina Thanou - abandonaram a Olimpíada provocou manifestações de choque e decepção no país.

Os dois atletas perderam um teste antidoping na semana passada, e a surpresa foi substituída pelo cinismo entre os torcedores, que se sentiram traídos pelo casal.

O escândalo está sendo visto como um problema para a imagem do país, que poderia ter sido melhorada com Atenas sediando as Olimpíadas e ajudando a trazer mais investimentos para a Grécia.

O primeiro-ministro grego, Kostas Karamanlis, estaria seguindo o escândalo de perto e se diz "decepcionado".

Imagem abalada

Os jornais desta quarta-feira não trouxeram a notícia da desistência, mas especulavam ante a possibilidade que isso viesse a acontecer.

O tablóide Eleftherotypia afirmou que "devolvendo suas credenciais" os atletas poderiam colocar um ponto final no assunto.

E o jornal Estia criticou as autoridades gregas por não terem agido antes das Olimpíadas.

Sob o título "Atletas são exemplos", o jornal lamentava o efeito que a saga pode ter sobre o esporte no país.

"Para ajudar os jovens a tomar decisões, precisamos ter os exemplos certos", afirmou.

Sombra

Outros atletas gregos, que já conquistaram medalhas de ouro no judô e nos saltos ornamentais, estariam tendo suas conquistas ofuscadas.

"Eles deveriam ser protaganistas nestes Jogos Olímpicos", opinou o Estia.

O tablóide Vima predisse que esta quarta seria o momento para a "catarse". De acordo com o jornal, "esta deve ser uma boa oportunidade para mudanças drásticas nos esportes".

A equipe de atletas gregos tem se mantido calada com relação aos eventos envolvendo os colegas, mas no início da semana os suecos ameaçaram abandonar os Jogos se Kenteris e Thanou ganhassem permissão para competir.

O ciclista Miguel Indurain, que venceu o Tour da França cinco vezes e está em Atenas como embaixador de uma das empresas patrocinadoras, disse à BBC que "é uma grande pena para toda a comunidade grega. Kenteris é um atleta famoso, um dos grandes heróis da Grécia".

"Acredito que as Olimpíadas são maiores do que isso e que os valores olímpicos vão prevalecer e ser a razão pela qual nos lembraremos de Atenas no futuro", acrescentou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página