Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2004 - 12h15

Dossiê britânico elogia Che Guevara

da BBC Brasil

O revolucionário Ernesto Che Guevara era avaliado pelo governo britânico como o segundo líder mais importante de Cuba, após Fidel Castro, revelam novos documentos divulgados ao público.

Ernesto Guevara Serna foi incluído em um dossiê sobre 61 personalidades principais cubanas elaborado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido em 1967. Os documentos fazem parte de uma seleção liberada pelos Arquivos Nacionais britânicos.

Funcionários da embaixada em Havana escreveram: "Ele é um homem hábil e trabalhador, que talvez seja o mais competente do círculo interno (do poder)". As autoridades disseram ainda que Guevara "sabia se mostrar aculturado e de fala mansa, assim como frio e contestador".

"Charme irlandês"

"Este argentino barbado, com seu charme irlandês e o inevitável traje militar exerce um fascínio considerável sobre muitos homens e mulheres", acrescentam as informações.

"No começo da revolução, foi Guevara que alterou radicalmente o padrão tradicional de negociação de Cuba, por meio de suas missões a países comunistas."

"Até 1964, ele foi talvez a figura mais influente em Cuba depois de Fidel Castro."

Mas os diplomatas britânicos notaram que Fidel passou a confiar menos nos conselhos de Che após algumas de suas idéias --como a intenção de espalhar ativamente a revolução na América Latina-- terem dado errado.

Viagem

O fervor revolucionário de Che teria nascido de uma viagem de moto que fez nos países andinos. Os diários que ele escreveu naquela época foram transformados no filme do diretor brasileiro Walter Salles, "Diários de Motocicleta".

Foi numa viagem subseqüente ao México que ele teria encontrado Fidel pela primeira vez, e se aliado à luta contra o governo de Fulgêncio Batista, deposto em Cuba em 1959.

Che morreu na Bolívia um mês após a lista de personalidades ter sido escrita pelos diplomatas britânicos.

Descrições sobre o presidente Fidel Castro e seu irmão e chefe das Forças Armadas cubanas, Raul Castro Ruz, foram deixadas de fora dos documentos divulgados.

Maquiagem

Outras personalidades incluídas na lista, porém, foram descritas em detalhes. Foi o caso, por exemplo, da mulher de Raul Castro, Vilma Espin de Castro.

"Uma mulher extremamente bonita e até mesmo atraente, que usa muito mais maquiagem e outros artifícios do que manda o costume revolucionário e consegue fazer até mesmo seus uniformes elegantes e femininos."

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Che Guevara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página