Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2004 - 10h02

Novo relatório deve incriminar mais 24 por abusos no Iraque

NICH CHILDS
da BBC Brasil

Um novo relatório do Exército americano sobre os abusos cometidos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, deve incriminar pelo menos mais 24 militares. Sete soldados já foram indiciados no escândalo.

O relatório será publicado nesta quarta-feira, um dia depois de um painel ter concluído que importantes funcionários do Pentágono têm responsabilidade pelos abusos, mas que basicamente os soldados e os comandantes da prisão são os culpados.

A nova investigação militar deve espalhar a culpa ainda mais do que o Pentágono queria reconhecer.

O painel independente de investigadores liderado por James Schlesinger, ex-secretário de Defesa, apontou os soldados envolvidos e comandantes da prisão como culpados pelos abusos.

Mas a investigação também concluiu que o comando do Pentágono tem responsabilidade indireta pelas condições que levaram a esses e outros abusos.

Mais uma vez, a expectativa é de que o relatório critique comandantes militares no Iraque, entre eles o general Ricardo Sanchez, ex-comandante de operações que também foi citado no relatório da investigação independente.

O painel também concluiu, no entanto, que não há indícios de uma política de abusos e que os funcionários do Pentágono citados não devem renunciar em função do caso.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre os abusos em Abu Ghraib
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página