Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2004 - 17h20

Campanha em Atenas fortalece China para 2008

PHIL GORDOS
da BBC Brasil, em Atenas

A China celebrou em Atenas o seu melhor resultado no quadro de medalhas em Olimpíadas ao terminar na segunda colocação, atrás apenas dos Estados Unidos.

Com a realização dos próximos Jogos em Pequim, a China tem todas as chances de conquistar a primeira posição no quadro em 2008. O país asiático se tornou rapidamente uma nação que precisa ser notada.

Tradicionalmente forte em esportes como badmington, saltos ornamentais, tiro e tênis de mesa, os atletas chineses agora ganham ouro em quase todas as modalidades.

Na Grécia, Xiang Liu se tornou o primeiro atleta homem chinês a ganhar o ouro no atletismo, na prova dos 110 metros com barreira, enquanto as tenistas Ting Li e Tian Tian Sun conquistaram o título de duplas no torneio de tênis.

Rápidos

O país ainda levou ouro com a nadadora Xujuan Luo nos 100 m peito e com os canoístas Guanliang Meng e Wenjun Yang no C2 500 m.

Se os chineses estão se mostrando cada vez mais rápidos nas pistas de atletismo e na piscina, o mesmo acontece com as construções dos locais olímpicos para 2008.

Eles estão tão adiantados que o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, pediu que os organizadores desacelerem os trabalhos de construção em Pequim.

Rogge teme que será muito caro manter os estádios se eles ficarem prontos 20 meses antes dos Jogos. Mas pelo menos Pequim não deve enfrentar os mesmos problemas de Atenas, em que não se sabia se os locais de competição ficariam prontos em tempo.

O maior problema que o governo chinês terá de enfrentar nos próximos quatro anos é o questionamento sobre a situação dos direitos humanos no país. Mas Chen Ping, membro do departamento de mídia e comunicação de Pequim, insiste que o país está preparado para lidar com a imprensa.

"Eu acho que estamos prontos e queremos que os jornalistas internacionais venham a Pequim para ver como é a vida na cidade", disse Chen à BBC. "Nós queremos que eles falem com as pessoas para que possam ver como todo mundo está entusiasmado."

Escolha

Pequim foi escolhida sede da Olimpíada de 2008 no dia 13 de julho de 2001. Desde então, o Comitê Organizador de Pequim (Bocog) está trabalhando.

Novas ruas e passagens subterrâneas estão sendo construídas, além de um novo terminal no Aeroporto Internacional de Pequim.

'Vilas' especiais também serão construídas para atletas e jornalistas, e os organizadores já asseguraram que haverá quartos de hotel suficientes para os milhares de visitantes.

Um total de 35 locais olímpicos será usado, sendo que 30 deles ficarão na própria cidade. As competições de vela serão realizadas no porto de Qingdao, enquanto Tianjin, Xangai, Shenyang e Qinghuangdao sediarão a primeira fase do futebol.

Das 30 instalações em Pequim, 15 serão novas, 11 já existem, e quatro serão temporárias. Os Jogos de Pequim vão de 8 a 24 de agosto de 2008. Ping acredita que, ao contrário de Atenas, em que os moradores da cidade saíram antes do começo do evento, em Pequim as pessoas estão entusiasmadas.

"Eles sabem que a vida vai ser difícil por causa de todos os visitantes, mas eles não vão sair."

O Bocog espera que tudo esteja pronto até o final de 2007, para que eles tenham tempo suficiente para fazer testes e ajustar problemas de infra-estrutura.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os Jogos Olímpicos em Pequim
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página