Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2004 - 13h03

"Seleção Brasileira" marca presença na Copa dos Campeões

da BBC Brasil

A disputa do mais importante torneio de clubes do futebol europeu começa nesta terça-feira com a presença de uma legião de mais de 60 jogadores do Brasil, incluindo aqueles que têm atuado como titulares da seleção brasileira.

Na abertura da Copa dos Campeões da Europa, três dos clubes com maior número de jogadores brasileiros entram em campo: o Porto, atual campeão do torneio, o Barcelona, de Ronaldinho, e o Milan, de Cafu e Kaká.

Ao longo dos últimos anos, o torneio europeu se tornou a maior vitrine do futebol mundial e, com a presença dos principais talentos brasileiros em campo, os jogos da Copa dos Campeões também acabam servindo como um termômetro para mostrar que jogadores estão em melhor fase.

O próprio Kaká, por exemplo, perdeu terreno na seleção depois de não ter sido liberado pelo Milan para o jogo do Brasil contra o Haiti. A CBF partiu para a retaliação e o jogador ficou de fora das partidas contra Bolívia e Alemanha.

O técnico Carlos Alberto Parreira já adiantou que Kaká deve voltar à Seleção no jogo contra a Venezuela, em outubro, mas o meia do Milan agora terá de brigar por uma posição de titular com o atacante Adriano, da Inter de Milão.

Adriano também deve entrar em campo nesta terça-feira pela Liga dos Campeões. A Inter de Milão joga em casa contra o Werder Bremen, atual campeão alemão. Já o Milan encara o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia.

A rodada de abertura do torneio é, portanto, uma boa oportunidade para o torcedor observar o desempenho dos dois jogadores e tentar chegar a uma conclusão sobre qual é a melhor opção para Parreira.

Ronaldinho

A noite desta terça-feira também marca a estréia de Ronaldinho na Copa dos Campeões da Europa. Apesar de viver uma grande fase há algum tempo, o craque do Barcelona nunca disputou uma partida pelo torneio.

A equipe catalã vai estrear na competição contra o Celtic, em Glasgow. Além de Ronaldinho, o Barcelona conta com outros cinco brasileiros: Edmílson, Belletti, Sylvinho, o meia naturalizado português Deco e Thiago Motta --que, contundido, deve ficar longe dos gramados por seis meses.

Já o Porto, que estréia em casa na defesa do título, contra o CSKA, pode ter a estréia de Luís Fabiano no ataque. Assim como o Barcelona, a equipe portuguesa também tem outros cinco brasileiros: Diego, Derlei, Carlos Alberto, Pepe e Maciel.

O adversário do Porto não conta com muita tradição no torneio europeu, mas aposta no talento de Vágner Love para tentar surpreender os atuais campeões.

Outro destaque da rodada será a estréia do Arsenal, um dos favoritos ao título, que enfrenta o PSV Eindhoven, em Londres.

O clube inglês também conta com a dupla de brasileiros Edu e Gilberto Silva, presenças constantes nas últimas convoções da Seleção.

A rodada de abertura da Copa dos Campeões da Europa será completada na quarta-feira, quando entram em campo Real Madrid, Manchester United, Lyon, Juventus e Bayern de Munique, entre outros.

Confira abaixo os jogos desta terça e os brasileiros envolvidos:

Grupo E

Arsenal x PSV
Arsenal: Edu, Gilberto Silva
PSV: Gomes, Alex, Leandro

Panathinaikos x Rosenborg
(não há brasileiros nesta partida)

Grupo F

Celtic x Barcelona
Celtic: Juninho
Barcelona: Ronaldinho, Edmílson, Belletti, Thiago Motta, Sylvinho, Deco

Shakhtar x Milan
Shakhtar: Matuzalem, Brandão, João Batista
Milan: Dida, Cafu, Kaká, Serginho

Grupo G

Inter de Milão x Werder Bremen
Inter de Milão: Adriano, Zé Maria
Werder Bremen: Gustavo Nery

Valencia x Anderlecht
Valencia: Fábio Aurélio

Grupo H

Porto x CSKA
Porto: Derlei, Carlos Alberto, Luís Fabiano, Diego, Pepe, Maciel
CSKA: Daniel Carvalho, Vágner Love

Paris Saint-Germain x Chelsea
Paris Saint-Germain: Reinaldo

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Copa dos Campeões da Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página