Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2004 - 14h56

Fabricante de antivírus contrata criador do Sasser

da BBC Brasil

Uma fabricante alemã de programas antivírus anunciou ter contratado um hacker adolescente que confessou ter criado os vírus de computador Sasser e Netsky.

A Securepoint disse que a decisão de empregar Sven Jaschan representa "uma segunda chance" ao jovem alemão. A oferta reacendeu o debate sobre a ética de empresas fabricantes de antivírus que trabalham com criadores de vírus.

O diretor técnico da Securepoint, Lutz Hausmann, afirma que Jaschan "foi um dos melhores candidatos que tentaram a vaga".

"Trata-se de um garoto que fez coisas erradas, mas acredito que ele merece uma segunda chance", disse Hausmann.

Celebridade

Outras companhias do setor de segurança informática criticaram a Securepoint e afirmaram que a decisão envia uma mensagem perigosa para os criadores de vírus.

"O conhecimento necessário para se escrever um vírus é primário, se comparado com o que é preciso para a criação de um antivírus", diz Peter Simpson, diretor da empresa britânica Clearswift.

Simpson afirma que empregar um criador de vírus vai ajudar a perpetuar a imagem de que os fabricantes de antivírus estão por trás dos programas que prejudicam o funcionamento dos computadores.

Ao longo dos últimos anos, alguns criadores de vírus se tornaram célebres. O presidente das Filipinas, por exemplo, agradeceu ao criador do vírus Love por ter trazido publicidade para o país, e Hollywood se acostumou a retratar hackers como gênios da informática.

Jaschan ficou famoso na Alemanha e chegou a inspirar a criação da Equipe de Apoio do Sasser. Hausmann, entretanto, diz que o garoto agora "quer trabalhar como um programador normal e ter uma vida comum".

Especial
  • Segurança: defenda-se de vírus, hackers e espiões digitais
  • Leia o que já foi publicado sobre falhas de segurança
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página