Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2004 - 13h44

Novos chips melhoram resolução de imagens em celulares

PHIL ELLIOT
da BBC Brasil

A qualidade das imagens e do vídeo no seu telefone celular está para ficar muito melhor.

No último ano, as gigantes da computação gráfica ATI e Nvidia têm trabalhado em novos chips de aparelhos de telefone, o Imageon e o GoForce, respectivamente.

Neste momento, a capacidade gráfica dos celulares é relativamente pobre se comparada com a dos computadores pessoais.

Isso ocorre em função de vários fatores. Principalmente, é uma questão de espaço e quantidade de funcionalidades que podem ser comprimidas no hardware do aparelho.

Mas novas maneiras para contornar esse problema foram encontradas com o design de novos chips que aumentam a eficiência para um nível capaz de dobrar a atual resolução.

Enquanto o Imageon 2300, da ATI, tem a capacidade de rodar gráficos 3-D desde janeiro, a empresa Nvidia apresentou, recentemente, uma tecnologia que passa gráficos 3-D completos e vídeo de até 3.0 megapixels.

Filme

O chip GoForce 3D 4500 representa um aperfeiçoamento na claridade na tela menor, que, agora, pode mostrar trailers de filmes com legendas legíveis, aumentando a resolução de 1.3 megapixels para 3.0 megapixels.

Os gráficos 3-D foram melhorados para uma série visual mais suave, fluida e complexa.

"Quando olhamos para o desenvolvimento de um produto 3-D para o mercado de aparelhos de telefone celular, nós olhamos para o sistema", disse Manish Singh, diretor de marketing da Nvdia.

"Em vez de pegar a arquitetura tradicional de um PC e encontrar meios para adaptá-la para um aparelho celular, nós olhamos para os recursos disponíveis no sistema", afirmou Sinch.

"Todas essas características são focadas para reduzir a quantidade de informações que movimentam-se ao redor do sistema e otimizar a quantidade de trabalho", disse.

Lançamento

A nova tecnologia já encontrou seu caminho nos telefones e a segunda geração dos chips Imageon deve estar disponível no meio do ano que vem.

No entanto, a alta resolução recentemente demonstrada não deve estar disponível por um bom tempo. Estimativas conservadoras sugerem que ela seja lançada, no mínimo, em 2006.

Exatamente como e onde os novos chips serão lançados depende do mercado.

Se as redes de telefones celulares não estiverem convencidas de que há um mercado, elas simplesmente não irão investir nisso.

As empresas devem ficar cuidadosas após as lições aprendidas com a lenta ascensão dos produtos 3-G.

Mas, uma vez que as pessoas virem o potencial dessa tecnologia, é improvável que elas passem desapercebidas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imagens em celulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página