Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2004 - 17h51

BBC cria índice global de ações para 'avaliar saúde do mercado'

TIM WEBER
da BBC Brasil

Para onde vai a economia? Com os preços do petróleo elevados, negociações de comércio atoladas e crescimento global incerto, é grande a procura por instrumentos para avaliar a saúde dos negócios no mundo.

Agora existe um novo instrumento para tomar o pulso da economia mundial: o índice BBC Global 30, calculado pelo FTSE, também responsável pelo cálculo do índice da Bolsa de Londres.

Nós avaliamos os três motores da economia mundial: Europa, Ásia e Américas. Em cada região, as companhias foram divididas em dez setores. Escolhemos a maior empresa, de acordo com seu valor no mercado acionário, de cada setor, em cada área.

Essa operação nos deu as 30 empresas do índice BBC Global. Criado para capturar o humor econômico do mundo industrializado, o índice combina uma grande variedade de empresas com uma ampla cobertura regional.

Longo prazo

Como resultado, o BBC Global 30 não é dominado pelos suspeitos usuais, megabancos, conglomerados e gigantes do petróleo.

E adotamos uma visão de longo prazo.

Diferentemente de muitos outros índices, que rapidamente eliminam os perdedores e incorporam os ganhadores, apenas uma vez por ano, em junho, será feita a revisão dos integrantes do BBC Global 30, que seguirá regras rígidas.

Esperamos que você goste do nosso novo índice e que rapidamente ele se torne um instrumento para você avaliar para onde vai a economia globalizada.

Os atuais integrantes do índice são:

Europa

Basf (Alemanha)British Petroleum (BP - Grã-Bretanha)Enel (Itália)HSBC Holdings (Grã-Bretanha)Nestlé (Suíça)Nokia (Finlândia)Novartis (Suíça)Siemens (Alemanha)Tesco (Grã-Bretanha)Grupo Vodafone (Grã-Bretanha)

Ásia

BHP Billiton (Austrália)Canon (Japão)CNOOC (Hong Kong)Hutchison Whampoa (Hong Kong)Mitsubishi Tokyo Financial (Japão)NTT Docomo (Japão)News Corp (Austrália)Takeda Pharmaceutical (Japão)Tokyo Electric Power (Japão)Toyota Motor (Japão)

Americas

Citigroup (EUA)Du Pont de Nemours (EUA)Exelon (EUA)Exxon Mobil (EUA)General Electric (EUA)Microsoft (EUA)Pfizer (EUA)Procter & Gamble (EUA)Verizon Communications (EUA)Wal-Mart Stores (EUA)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página