Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2004 - 16h40

Antidepressivos nos EUA terão alerta sobre suicídio juvenil

da BBC Brasil

Fabricantes de antidepressivos nos Estados Unidos serão obrigados a colocar em suas embalagens avisos de que os remédios podem estimular tendências suicidas entre jovens.

As embalagens devem ter uma tarja preta para explicar os riscos para crianças e adolescentes tratados com os medicamentos do tipo.

De acordo com Laura Trevelyan, repórter da BBC em Washington, a decisão da FDA (agência que regula o uso de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos) é o mais severo alerta de segurança previsto pela lei americana.

O rótulo também vai deixar claro se o medicamento pode ou não ser usado em crianças. Uma pesquisa recente descobriu que entre 2% e 3% dos jovens tratados com antidepressivos têm idéias suicidas.

Lentidão

O Prozac é um dos únicos antidepressivos aprovados pela FDA para uso pediátrico. Mesmo assim, o medicamento também será obrigado a carregar o rótulo.

Um porta-voz do governo disse que a FDA ainda acredita que os antidepressivos podem gerar benefícios significantes, mas os novos rótulos vão ajudar os médicos a calcular melhor os riscos do uso desses medicamentos.

Os pais de adolescentes tratados com antidepressivos serão aconselhados a prestar atenção se seus filhos desenvolvem sinais alarmantes como irritabilidade, agitação e depressão.

O anúncio da medida ocorre após uma audiência do Congresso americano em que o governo foi acusado de lentidão ao reconhecer a ligação entre os antidepressivos e tendências suicidas entre os jovens.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre antidepressivos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página