Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2004 - 17h48

Brasil marca presença em feira londrina de arte de vanguarda

MARIANA TIMÓTEO DA COSTA
da BBC Brasil

O Brasil é um dos destaques, tanto na presença de artistas brasileiros como na de rostos famosos do país, da segunda edição da Frieze Art Fair, que começou nesta sexta-feira em Londres.

Artistas como Alexandre da Cunha e Tonico Lemos Auad (que foi finalista, no ano passado, de um importante prêmio britânico de arte moderna) são alguns dos representantes brasileiros na feira.

Por outro lado, a fotomontagem Global Soap, ou 'Novela Global', do artista britânico Julian Rosefeldt, exibe rostos de vários atores brasileiros em novelas - nomes como Nívea Maria, Françoise Fourton e Glória Pires.

A feira Frieze é a maior do gênero na Grã-Bretanha e deve ser visitada por mais de 30 mil pessoas, entre amantes da arte, curiosos e, principalmente, negociadores. Espera-se que a feira movimente milhões de libras esterlinas em contratos e vendas.

Veja fotos de obras expostas na Frieze Art Fair

Oportunidade

Para os brasileiros presentes na feira, a Frieze Art Fair representa uma grande oportunidade de divulgar a sua obra no exterior.

Afinal, o melhor da arte contemporânea circulará pelo pavilhão montado no Regent's Park, durante quatro dias.

"Há uma demanda muito grande pela arte brasileira hoje em dia. Na última Bienal de São Paulo, fomos procurados por muitos negociadores internacionais. Espero que isso se repita aqui em Londres", disse Luisa Strina, dona da tradicional galeria paulista com o seu nome --e única brasileira presente na Frieze.

A galeria Luisa Strina levou à Frieze os trabalhos de Alexandre da Cunha e Tonico Lemos Auad. Para Luisa, os artistas brasileiros devem aproveitar o fato de fazer uma arte definida por ela como "pouco convencional e sem muitas regras definidas".

"A arte brasileira é muito colorida e bem-humorada. Acho que essa 'indisciplina' vem do fato de não existirem muitas escolas de arte no Brasil. Os artistas americanos e europeus já entram no mercado com muita técnica", diz Strina. "Os brasileiros, não. Isso pode aumentar a criatividade."

Fotomontagem

Michael Briggs, da galeria MW Projects, que exibe a fotomontagem Global Soap, de Julian Rosefeldt, diz que o artista teve a intenção de mostrar o fenômeno popular global que as telenovelas representam.

"Ele gravou mais de mil horas de novelas em todos os lugares do mundo. E o Brasil, como grande produtor que é, mereceu destaque", conta Briggs.

A feira conta com 150 das galerias de arte mais importantes do mundo. Obras de mais de 2 mil artistas estão sendo exibidas.

Além da feira em si, o evento conta com palestras sobre arte, festivais de cinema e apresentações musicais.

Na segunda-feira, o evento é encerrado com uma apresentação dos integrantes da banda de rock Franz Ferdinand como DJs.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página