Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2004 - 08h56

Londres sedia maior festival de cinema da Europa

MARIANA TIMÓTEO DA COSTA
da BBC Brasil

O badalado Festival de Cinema de Londres, o maior do gênero na Europa, começa nesta quarta-feira. Até o dia 4 de novembro, o festival vai exibir mais de 280 filmes de 60 países, inclusive do Brasil.

O filme "Contra Todos", de Roberto Moreira, é o único filme brasileiro a ser exibido no festival. O evento, aliás, foi considerado pelos críticos como o grande impulso à carreira européia de "Cidade de Deus", exibido no Festival de Cinema de Londres em 2002.

O Brasil ainda aparece em "O Herói", uma co-produção de Angola e Portugal que tem a atriz Neusa Borges como uma das protagonistas. O filme conta a história de um soldado do Exército angolano, que volta para casa depois de ter a sua perna amputada em uma mina, durante a guerra civil no país.

Como ocorre todos os anos, o festival é separado em categorias. As superproduções geralmente são mostradas nas sessões de gala; os filmes alternativos na Film on the Square e o festival ainda mostra o novo cinema britânico, cinema europeu, francês (em uma categoria separada) e cinema mundial --entre as divisões principais.

A seguir, alguns destaques do festival.

GALA

"Vera Drake": Filme do diretor britânico Mike Leigh, vencedor do último Festival de Cinema de Veneza e um dos maiores destaques do recém-realizado Festival do Rio. O filme é o mais recente retrato da classe trabalhadora britânica, contando a história de uma mãe que é pega realizando abortos na década de 50.

"Enduring Love": Aguardada filmagem do badalado romance de mesmo nome do escritor britânico Ian McEwan. Um triller psicológico sobre como a vida de um casal é abalada depois de um acidente. Com o bonitão da hora Daniel Craig e Samantha Morton.

"2046": Talvez o filme mais aguardado do festival. Do mesmo diretor de "Amor à Flor da Pele" e "Felizes Juntos", Wong Kar-Wai, "2046" conta a história de Chow Mo-Wan, o mesmo personagem de "Amor à Flor da Pele". Depois da desilusão amorosa, Mo-Wan volta a Hong Kong e se reinventa como um playboy sem coração. Assombrado por lembranças, ele escreve "2046", história na qual viajantes podem pegar um trem com destino misterioso, em busca de suas mais remotas memórias.

"Vanity Fair": O aguardado filme de Mira Nair depois de "Casamento à Indiana". Com Reese Witherspoon, Jim Broadbent e Bob Hoskins, o filme fala sobre o sistema de classes inglês. Da obra de Thackeray.

"Os Incríveis": A mais nova animação da Pixar é exibida pela primeira vez na Europa.

"Mondovino": O documentário de Jonathan Nossiter (o mesmo de "Sunday")sobre vinhos, que faz algumas considerações importantes sobre a globalização.

FILM ON THE SQUARE

"Criminal": O remake hollywoodiano do argentino "Nove Rainhas". Com Maggie Gyllenhall e Diego Luna.

"Maria Cheia de Graça": Co-produção entre Colômbia e Estados Unidos, sobre uma menina de 17 anos de Bogotá que aceita levar heroína para os Estados Unidos. Uma impecável interpretação da estreante Catalina Sandino Morena.

"Melinda e Melinda": O novo filme de Woody Allen, lida com comédia e tragédia. Segundo os críticos, é o filme mais criativo do diretor em alguns anos.

"My Summer of Love": A grande aposta para o cinema britânico neste ano. Dirigido por Pawel Pawlilowski (de "Last Resort"), o filme relata uma amizade de verão entre duas adolescentes.

"Millions": O roteiro é de Frank Cottrell Boyce (de "24 Hour Party People" e "Code 46") e a direção é de Danny Boyle ("Trainspotting" e "Por Uma Vida Menos Ordinária"). Sobre crianças que encontram milhares de libras em uma sacola, e resolvem gastar todo o dinheiro.

"Trilogy: the Weeping Meadow": O novo filme de Theo Angelopoulos ("A Eternidade e Um Dia"). Trata-se da primeira parte de uma trilogia, na qual o diretor pretende fazer um apanhado do fim do século 20 e início do 21 através de uma história de amor que desafia o tempo. O amor é entre refugiados gregos que voltam para a casa durante a revolução Bolshevik.

CINEMA EUROPA

"Caterina na Cidade Grande": Sucesso de bilheteria na Itália, o filme de Paolo Virzi conta a história de uma menina do interior, que se muda para uma escola pública em Roma.

"O Sétimo Dia": O veterano Carlos Saura uniu-se ao jovem e promissor diretor Ray Loriga para filmar a história real do assassinato de nove habitantes de um vilarejo espanhol por vingança.

"Varsóvia": O filme reflete a boa fase do cinema polonês, contando a história de oito personagens na cidade.

"A Chave de Casa": Co-produção entre Itália, França e Alemanha, a obra conta a história de um pai que nunca quis ver o filho deficiente. Com a veterana Charlotte Rampling.

WORLD CINEMA

"Contra a Maré": O esperado novo filme de Sudath Devapriya, que conta a história de um menino cujo pai desaparece durante a guerra civil do Sri Lanka em 1989.

"Chisholm 72": Documentário sobre a campanha de Shirley Chisholm para a presidência dos Estados Unidos em 1972. A deputada, mulher e negra, não passou das primárias. Mas o filme argumenta que sua candidatura estimulou a luta pela liberdade da mulher e dos negros nos Estados Unidos.

"O Trem Branco": Um documentário sobre trabalhadores na Argentina, depois da crise.

"Whisky": Co-produção entre Argentina, Uruguai, Espanha e Alemanha que conta a história de trabalhadores de uma fábrica que se passam por um casal para a tradicional família de um deles.

"Women´s Love": Dirigido pelo egípcio Khaled El Hagar, a obra retrata, em um estilo descrito como semelhante a o dos filmes de Pedro Almodóvar, o dia-a-dia de uma família de classe média do Cairo.

"Stray Dogs": Filme de Marziyeh Meshkini, mulher do cineasta Mohsen Makhmalbaf e matriarca da famosa dinastia de diretores iranianos. Filmado em 2003 em Cabul, o filme relata a história de prisioneiros afegãos que preferem permanecer na cadeia do que enfrentar as ruas da perigosa cidade.

"Thrist": Filme sobre o conflito árabe-isralense de 1968 do diretor palestino Tawfik Abu Wael. Este é o seu filme de estréia e foi premiado no último festival de Cannes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Cinema de Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página