Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2004 - 20h46

EUA precisam "curar feridas" da eleição, diz Kerry

PAULO CABRAL
da BBC Brasil

O senador John Kerry fez um pronunciamento em Boston, no início da tarde desta quarta-feira, para admitir a derrota nas eleições e dizer que é o momento de "curar as feridas" dos Estados Unidos.

"Garantimos ao povo americano que todos os votos seriam contados, e isso vai acontecer", disse Kerry, com a voz ligeiramente embargada.

"Vamos contar todos os votos provisórios em Ohio, mas agora parece claro que é impossível que cheguemos a vitória com esses votos."

"Os Estados Unidos precisam desesperadamente de unidade. Chegou o momento de curar nossas feridas."

Vitória

A eleição foi disputada até o último voto, mas o presidente Bush conseguiu abrir uma dianteira maior do que a esperada na votação popular.

O presidente superou Kerry por mais de 3 milhões de votos e também viu o Partido Republicano ampliar sua maioria na Câmara de Representantes e no Senado.

A vitória também abre a perspectiva de o grupo conservador representado pelo presidente George W. Bush ampliar sua influência na Suprema Corte dos EUA.

"Um momento como este é de tristeza, mas também de inspiração. Nós, como somos americanos, escolhemos a inspiração", disse o candidato democrata a vice-presidente, John Edwards ao apresentar seu companheiro de chapa.

União

Kerry disse que "não vai parar de lutar", mas que sua principal função agora é "criar uma ponte entre os dois partidos".

"Sei que este é um momento difícil para meus partidários, mas peço que vocês me ajudem neste trabalho. No fim, não há perdedores, porque, quando acordamos, somos todos americanos", disse o senador.

John Kerry afirmou que está muito satisfeito com o modo como sua campanha foi conduzida e agradeceu a ajuda de todos os correligionários.

"Tenho orgulho de tudo o que defendemos durante esta campanha", disse.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre John Kerry
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página