Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2004 - 07h54

Bush vai manter política externa "agressiva", diz Powell

da BBC Brasil

O secretário de Estado americano, Colin Powell, disse que o presidente George W. Bush recebeu um mandato do povo americano para seguir com o que chamou de uma política externa "agressiva".

Em sua primeira entrevista após a eleição, concedida ao jornal britânico Financial Times, Powell disse que o presidente americano não vai mudar de rumo nem recuar.

Segundo Powell, o segundo mandato de Bush será "uma continuação de seus princípios, suas políticas e crenças".

De acordo com o secretário de Estado, a política externa americana será conduzida de acordo com o interesse de amigos e alianças e terá "natureza multilateral". Mas Powell disse que o governo americano vai agir sozinho quando necessário.

Desafios

Durante a entrevista, Powell não disse se vai permanecer no governo Bush durante o segundo mandato do presidente.

De acordo com o secretário de Estado, a política externa do presidente foi "agressiva, no sentido em que buscou desafios". Ele acrescentou que o presidente vai seguir nessa direção.

Em relação ao conflito entre israelenses e palestinos, Powell disse que a transição de poder provocada pela doença de Yasser Arafat representa uma chance de levar adiante o processo de paz.

"Nós estamos prontos para agarrar essa oportunidade de forma agressiva", afirmou, acrescentando que as negociações de paz dependerão de parceiros palestinos responsáveis.

Em relação à política americana para o Irã, o secretário afirmou que não deve ser dada ao país outra chance de fazer com que seu programa nuclear consiga escapar do controle do Conselho de Segurança da ONU. Powell comentou, no entanto, que os Estados Unidos não visam "uma mudança de regime" no Irã.

Especial
  • Leia mais sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia o que já foi publicado sobre Colin Powell
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página