Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2004 - 10h11

Cientistas dizem ter criado nova técnica 'que poderia curar qualquer doença'

da BBC Brasil

Cientistas afirmam ter descoberto uma nova técnica terapêutica que poderia levar à cura de praticamente qualquer doença.

A técnica se chama "interferência do RNA" e consiste na anulação do efeito dos genes que dão origem às doenças.

Os cientistas conseguiram anular esses genes com sucesso em ratos. Eles reduziram os níveis de colesterol graças à injeção de RNA em células doentes.

Mas o princípio da anulação das doenças logo nos genes, pelo menos em teoria, pode levar a curas para qualquer tipo de doença, de acordo com especialistas em genética.

Colesterol

As experiências bem-sucedidas com "interferência de RNA" foram relatadas em artigo publicado pela revista especializada Nature.

Elas foram realizadas por uma equipe de pesquisadores da Alnylam, uma empresa de biotecnologia alemã, liderada por Hans-Peter Vornlocher.

O RNA é uma molécula parecida com o DNA e que, já se sabe há algum tempo, tem a capacidade de "desligar" os genes, tornando-os inoperantes.

Fabricar moléculas de RNA no laboratório é um processo relativamente simples, mas os cientistas sempre encontraram dificuldades para conseguir fazê-las chegar às células doentes.

O sistema de defesa do organismo normalmente elimina as células usadas nas experiências para carregar o RNA.

O que os cientistas alemães fizeram foi utilizar colesterol para "carregar" o RNA. O colesterol conseguiu chegar às células que continham os genes doentes intacto. Desta maneira, as moléculas de RNA conseguiram "desligar" os genes.

Em resumo: moléculas de colesterol foram usadas para carregar o RNA até um gene chamado apoB, que controla o nível também de colesterol no sangue dos ratos.

"Uma das grandes vantagens da 'interferência de RNA' é que você pode pensar em usá-la para praticamente qualquer doença", disse o geneticista Andrew Hamilton, da Universidade de Glasgow.

"Eu acho que há um interesse especial em usar esta técnica para combater infecções virais como a Aids e a hepatite C e também o câncer e enfermidades genéticas."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre RNA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página