Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2004 - 07h46

Brasil fica em 2º lugar na Copa de Ginástica

CLÁUDIA GURFINKEL
da BBC Brasil, em Birmingham

O Brasil conseguiu duas medalhas de ouro na grande final da Copa do Mundo de Ginástica Artística, na cidade inglesa de Birmingham, e ficou com a segunda colocação no quadro de medalhas, ao lado dos Estados Unidos.

A China foi a primeira colocada, com dois ouros, duas pratas e dois bronzes.

O país que levou mais medalhas para casa foi a Romênia, com sete no total. O único ouro romeno veio com a apresentação de Catalina Ponor na trave, que lhe rendeu 9,725 pontos, com prata para a chinesa Ya Li (9,612) e bronze para outra romena, Alexandra Eremia, que teve a mesma nota da chinesa, mas perdeu no desempate.

Daiane superou a mesma Ponor no solo e subiu ao topo do pódio após a apresentação que mereceu a nota 9,712 pontos. A nota 9,625 garantiu a prata a Ponor, e o bronze foi para a chinesa Fei Cheng, que tirou 9,562. Daniele Hypólito, quarta do ranking e que também competiu no aparelho, acabou em sexto lugar com 9,125 pontos.

"Não é uma tragédia ficar com o segundo lugar nos exercícios de solo. Eu tive um ótimo dia, mas no final a Daiane foi melhor que eu", disse a romena. "Eu estou feliz, mas também muito cansada porque esta foi a 17ª competição de que participei este ano. Não sou um robô."

Masculino

Na competição masculina, o irmão mais novo de Daniele, Diego, que ganhou o ouro no solo no sábado, terminou a prova do salto sobre o cavalo na quarta colocação, com média de 9,500.

O chinês Bin Lu, que só se classficou para a competição devido à desistência de dois atletas, levou a medalha de ouro (9,718).

O segundo lugar ficou com o letão Evgeni Sapronenko (9,574), e o búlgaro Filip Yanev levou o bronze (9,543).
Nas outras duas provas disputadas neste domingo, o ucraniano Valeri Goncharov desbancou o esloveno Aljaz Pegan, líder do ranking da barra fixa, e levou o ouro no aparelho com 9,687.

No entanto, a Eslovênia deu o troco nas barras paralelas, em que Mitja Petkovsek ficou com o primeiro lugar do pódio, depois de receber a nota 9,787.

Goncharov, atual campeão olímpico, ficou apenas com a sétima posição (9,625).

Rio de Janeiro

Na barra fixa, a prata ficou com o japonês Isao Yoneda (9,662), que já havia conquistado o segundo lugar no solo no sábado, e o bronze foi para o grego Vlasios Maras (9,650), segundo colocado no ranking deste aparelho.

O segundo lugar nas barras paralelas foi para o chinês Xu Huang (9,762), terceiro colocado no ranking. O romeno Marius Daniel Urzica, que já havia ganhado a prata no cavalo com alças no sábado, acabou com o bronze, com 9,737 pontos.

A próxima grande final da Copa do Mundo acontece em 2006, e o Rio de Janeiro é um dos favoritos para receber a competição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Diego Hypólito
  • Leia o que já foi publicado sobre Daniele Hypólito
  • Leia o que já foi publicado sobre Daiane dos Santos
  • Leia o que já foi publicado sobre a Copa do Mundo de ginástica artística
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página