Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2004 - 16h58

ONU acusa EUA de perder US$ 20 bi em petróleo iraquiano

MARK GREGORY
da BBC Brasil

Um painel da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a aliança liderada pelos Estados Unidos no Iraque falhou no controle da indústria de petróleo do país e disse que as perdas por causa dessas falhas foram de US$ 20 bilhões para os iraquianos.

Um relatório do Comitê de Monitoramento e Aconselhamento Internacional da ONU afirmou que houve "deficiências cruciais" por parte da administração das forças de ocupação.

Políticos americanos vinham acusando a ONU de incompetência e corrupção, pela maneira como a organização teria lidado com o programa "petróleo por comida", criado para atenuar os problemas enfrentados pelo Iraque por causa das sanções impostas antes da guerra.

Esse programa estava ativo antes da guerra.

As acusações da ONU se referem ao período posterior ao conflito.

Contratos sem licitação

O painel, que também inclui representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (Bird), expressou sua "preocupação especial" com o fato de grandes contratos pagos com dinheiro iraquiano terem sido distribuídos entre empresas americanas, como a Halliburton, sem licitação.

Outros problemas apontados incluem erros administrativos, sistemas de contabilidade inadequados, registros deficientes e a ausência de monitoramento de alguns processos depois que eles foram decididos.

O relatório afirma que as autoridades americanas também falharam ao tentar lidar com o avanço do contrabando de petróleo para fora do Iraque logo após o fim da guerra.

Os especialistas não sabem qual foi o prejuízo causado por isso.

O documento disse ainda que houve um controle inadequado para evitar o mau uso ou o desvio de fundos nos ministérios iraquianos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página