Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2001 - 07h52

OMS quer aprovar tratado internacional de combate ao fumo

Deborah Berlilnck, de Genebra

Sob a presidência de um brasileiro, o embaixador Celso Amorim, representantes de mais de 150 países se reúnem hoje, em Genebra, para a segunda rodada de negociações promovidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de acordar um tratado internacional para controlar e, se possível, eliminar, o consumo de tabaco no mundo.

Segundo a OMS, 4 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de doenças causadas pelo fumo. No Brasil o número de mortes chega a 80 mil a cada ano. Em 2030 a organização calcula que o número de mortes deve chegar a 10 milhões por ano.

Várias propostas de combate ao fumo vão ser discutidas no encontro, como por exemplo, a proibição da venda de cigarros e similares em "free shops"; a colocação do sinal de uma caveira nos pacotes de cigarro indicando claramente o perigo que o fumo representa; a proibição de qualquer tipo de publicidade de tabaco; aumanto da incidência de impostos sobre os cigarros e similares e formas de compensar os agricultores que cultivam as lavouras do tabaco.


Continua...

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página