Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2005 - 15h08

Esculturas pré-históricas vão para 'museu online'

da BBC Brasil

Arqueólogos descobriram em rochas mais de 250 novos exemplos de esculturas pré-históricas em baixo relevo.

As esculturas foram descobertas durante uma pesquisa de dois anos e meio em Nothumberland, por arqueólogos da Universidade de Newcastle.

Elas vão figurar em um novo website que inclui 6 mil imagens.

Acredita-se que as esculturas tenhams ido feitas entre 3.500 e 6.000 anos.

Entre as novas descobertas está uma coleção em Goatstones, perto de Wark, onde 14 rochas esculpidas foram vistas pela primeira vez.

'Aventura pré-histórica'

O website terá a maior coleção de arte em rochas da Grã-Bretanha em um mesmo lugar, em Roughting Linn.

O projeto foi idealizado pelo especialista em arte em rocha, Stan Beckensall, que doou livros, fotos e desenhos sobre o tema para a Universidade de Newcastle.

A concessão de fundos da Diretoria de Pesquisa de Humanidades e Artes levou Beckensall e o arqueólogo da universidade, Aron Mazel, a levar o projeto avante.

Mazel disse: "É incrivelmente importante que nós estejamos cientes de nosso patrimônio, pelo menos porque ele nos ajuda a entender nossas origens e nossas identidades".

"Nossa equipe passou os últimos anos em uma 'adventura pré-histórica' e agora nós chegamos ao estágio em que podemos compartilhar as nossas conclusões com outros."

Especialistas ainda estão pesquisando as origens e significado das esculturas abstratas que, acredita-se, sejam obra de povos que viviam em meados da Idade de Bronze e período Neolítico, embora existam várias outras teorias.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página