Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 08h46

O presidente sabe ler

da BBC Brasil

Uma das revelações sobre o presidente Bush no primeiro mandato que mais irritaram a imprensa e os liberais foi a de que ele não lia jornal. O porta-voz esclareceu que o presidente se mantinha informado pelos assessores. Sobre livros, lia alguns ligados a religião.

Veja o que uma vitória faz. Agora o presidente se revela não só um leitor obstinado como recomenda e até dá livros de presente.

Na sua incansável busca pela liberdade dos povos, a musa do presidente é Natham Sharansky, o ex-dissidente soviético e hoje ministro em Israel.

Bush confessa que não terminou o livro, mas as 211 páginas que leu foram suficientes para convertê-lo ao Sharankismo e convidar o autor para um encontro na Casa Branca.

Biografias

A imprensa quis saber o que mais o presidente anda lendo, e o porta-voz citou duas biografias: as de George Washington e de Alexander Hamilton.

Além disto, de dois em dois anos, informou que Bush lê a Bíblia diariamente e que, também todos os dias, lê as reflexões religiosas de Oswald Chambers, um pastor escocês do século passado.

A lista oficial da Casa Branca não menciona o mais surpreendente dos livros, mas os amigos informam que um dos autores favoritos dele é Tom Wolfe, que escreveu, entre outros, A Fogueira das Vaidades. Amigos dele disseram ao New York Times que ele leu todos os livros do escritor.

O mais recente deles é I am Charlotte Simmons, sobre a libertinagem nas universidades americanas afluentes. Charlotte é casta e conservadora, mas, por pressão dos colegas, cai na devassidão.

Há um capítulo inteiro sobre o defloramento de Charlotte, e a linguagem de Wolfe é a mais realista possível, uma de suas marcas registradas.

Não fica claro se o presidente gostou tanto do livro porque se identificou com os personagens e os excessos de álcool e sexo durante seus próprios anos universitários.

Numa entrevista a uma rede de televisão, o presidente contou que lê de 20 a 30 páginas por noite. Lê tambem a bordo do Air Force One e nos fins de semana em Camp David, e disse que seus dois maiores prazeres na vida são o cão Barney e os livros.

George W. Bush é o mesmo político, mas parece um outro homem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página