Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 16h33

Saiba mais sobre Camilla Parker-Bowles

da BBC Brasil

Camilla Parker Bowles, a noiva do Príncipe Charles, nasceu no dia 17 de julho de 1947 em Londres.

Filha de Bruce e Rosalind Shand, ela passou os primeiros anos da infância numa zona rural do condado de Sussex, no leste da Inglaterra, e foi educada na escola de Queen's Gate no sofisticado bairro de Kensington, em Londres.

Mais tarde, freqüentou várias ">finishing schools" na Suíça e na França --um gênero de escola onde jovens de famílias ricas aprendem noções de etiqueta e socialização.

Camilla e Charles se conheceram em um jogo de pólo em Windsor em 1970, precisamente um ano antes de o príncipe se juntar à Marinha.

Os dois começaram a namorar, mas o príncipe não a pediu em casamento e ela acabou se casando com um oficial da cavalaria, Andrew Parker-Bowles.

O casal teve dois filhos: Tom, nascido em 1975, e Laura, que nasceu quatro anos mais tarde.

"Amiga'

Apesar do casamento, Camilla continuou sendo uma grande amiga de Charles e freqüentando o círculo mais restrito de amizades do príncipe. Dizem até que foi ela quem escolheu uma esposa para ele, Diana Spencer.

E mais: acredita-se que ele pediu Diana em casamento no próprio jardim dos Parker-Bowles.

O casamento do príncipe e Diana ocorreu em julho de 1981.

A relação entre Camilla e Charles acabou por ter um impacto negativo sobre o casamento.

Em 1994, ainda casado, ele admitiu em frente a câmeras de televisão que tinha cometido adultério.

Diana também apareceu na televisão dizendo que seu casamento era composto por três pessoas, o que virou o público contra Camilla. Algumas vezes, houve confrontos com o público no meio da rua.

Críticas

Camilla divorciou-se em 1995, e seu ex-marido casou-se pela segunda vez apenas um ano depois, com Virginia Pitman.

Charles e Diana se divorciaram em 1996.

Com a separação do príncipe, a idéia de Charles e Camilla como um casal começou a ser introduzida ao público.

Mas a morte de Diana, em agosto de 1997, num acidente de carro, provocou uma nova onda de críticas contra Camilla, e ela se retirou da vida pública.

Aos poucos

Gradualmente, ela assumiu publicamente o seu lugar ao lado do príncipe, e em agosto de 1999 acompanhou ele e os filhos nas férias.

No mesmo ano, ela foi fotografada oficialmente em público pela primeira vez ao lado de Charles à saída do hotel Ritz em Londres.

Mais recentemente, a imagem de Camilla ao lado de Charles em cerimônias oficiais da Fundação do Príncipe Charles já se tornou normal na mídia britânica.

Quando a residência oficial de Charles, Clarence House, foi renovada, ela foi convidada a morar com ele, e o público começou a questionar o custo de vida da companheira do príncipe.

Mas a inclusão de Camilla nas contas oficiais do príncipe indicavam um novo nível de aceitação oficial, e ficou aberta a porta para a integração total de Camilla à família real.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página