Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2005 - 09h17

Morte de freira é desafio à autoridade do governo Lula, dizem jornais

da BBC Brasil

O assassinato da missionária católica americana Dorothy Stang, de 74 anos, no Pará, é um desafio à autoridade do governo Lula, segundo o jornal americano The New York Times.

Para o jornal, a morte ressalta o desafio de Lula em resolver o problema da resistência de madeireiros e grileiros da região com relação às novas regulamentações relativas ao uso e à posse da terra.

Já o jornal britânico The Independent diz que a morte da freira volta a atrair os holofotes à falha do presidente do Brasil em combater a exploração ilegal da madeira.

O jornal afirma que o fato volta a mostrar que Lula não cumpriu suas promessas de campanha junto aos sem-terra e que o país continua a ter uma grande diferença econômica e social.

Iraque

Os resultados das eleições iraquianas também receberam destaque em jornais do mundo todo.

De acordo com o francês Libération, não dá para saber como os xiitas vão lidar com essa vitória.

"A exata intenção dos aiatolás, começando (pelo principal líder religioso xiita do Iraque) Ali Sistani, continuam um 'santo' mistério, especialmente porque existem rivalidades dentro da própria aliança xiita", diz o jornal.

Para o Libération, a melhor maneira de manter o poder é começar a dividi-lo.

O alemão Die Welt diz que foi bom para a unidade do país o fato de a aliança dominada pelos xiitas não ter recebido a maioria absoluta dos votos. Segundo o jornal, "a coalizão xiita terá de fazer alianças com outras forças políticas e isso só pode ajudar o país a crescer junto".

O diário alemão também enfatiza que o principal desafio dos xiitas e dos curdos será incluir os sunitas no governo.

"Os sunitas não podem ser oprimidos porque isso fortaleceria os rebeldes e poderia provocar guerra civil", diz o jornal.

Em análise, o The New York Times diz que os resultados das eleições quase certamente indicam que o novo governo será fraco e que não conseguirá implantar mudanças no país, principalmente porque terá de buscar alianças e negociar com outros partidos para conseguir aprová-las.

Segundo o jornal, o resultado deixou os grupos curdos, que ficaram em segundo lugar nas eleições, em uma posição forte.

O diário Saudi Al-Watan, da Arábia Saudita, diz que o anúncio dos resultados das eleições iraquianas encerram um período de erros políticos. "O novo período que se inicia, de negociações entre xiitas, sunitas e curdos, é uma boa indicação dos perigos que estão por vir. As negociações contínuas antes de a Constituição ser escrita podem prevenir erros e evitar repetir o que foi feito pelas forças que ocuparam o país."

Dia dos namorados

No dia que marca o Dia dos Namorados em muitos países, todos os 400 gondoleiros de Veneza estão em greve, apesar de a cidade estar lotada de casais para comemorar a data, segundo o jornal britânico The Guardian.

Os gondoleiros protestam contra a proibição da circulação de gôndolas antes das 10h30 da manhã, hora do rush na cidade. A greve deve terminar amanhã.

Ronaldo

O jornal esportivo As, da Espanha, dá destaque para o casamento de Ronaldo com Daniela Cicarelli. Segundo o diário, as três salas do Castelo Chantilly, na França, que vão ser usadas durante a cerimônia estão fechadas para visitas nesta segunda-feira.

O jornal diz que os habitantes de Chantilly estão classificando o evento como "o acontecimento do ano" e que a cidade já está cheia de jornalistas e paparazzi de todas as partes do mundo, apesar de os noivos terem deixado a imprensa de fora da celebração.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página