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18/02/2005 - 12h51

Bill Gates vê PC no centro do 'estilo de vida digital'

STEPHEN COLE
da BBC Brasil

O fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, relatou, em entrevista ao programa Click Online, da BBC, sua visão a respeito do que chama de "estilo de vida digital".

Nesta primeira parte da entrevista, ele explica porque acredita que o computador pessoal vai se consolidar como centro desta nova tendência:

Leia a segunda parte da entrevista

BBC --A última vez que nos encontramos, há três anos, nós jogamos Xbox e eu ganhei do senhor. O que mudou nestes três anos para a Microsoft e para Bill Gates?

Bill Gates --Três anos atrás nós estávamos falando sobre a idéia do estilo de vida digital. Sua música, suas fotos, sua TV, suas comunicações, tudo isso seria diferente. E eu diria que isto está realmente se tornando a tendência principal.

Nós apresentamos o Media Center PC, que é realmente a nossa vitrine. Ele mostra como, com um único controle remoto, você pode obter todas estas possibilidades, e então nós estamos garantindo que ele vai se conectar com as outras coisas, seja um telefone, um aparelho de música, um receptor de áudio.

E nós estamos criando um número crescente de parcerias. Agora temos literalmente centenas de parceiros que estão fazendo coisas que vão se conectar com o ecossistema do Windows, e o ápice disto tudo é o Media Center. Então foram três anos muito bons para as inovações do estilo de vida digital.

BBC --O sr. pode resumir qual é sua visão para o entretenimento digital?

Gates - Minha visão é de que as pessoas devem ter a última palavra em conveniência. Devem ser capazes de conseguir as coisas que elas queiram com os aparelhos mais apropriados.

Então você tem várias formas simples de garantir a interface dos usuários, você tem que ter uma riqueza de programas de computador que estão à disposição e que englobam todos os elementos.

Formas de se comunicar, porque você quer enviar fotografias; a programação de TV, porque você gostar de ver televisão; os últimos jogos interativos, que estão sempre avançando de forma dramática. Você quer que tudo isso seja muito holístico. Então o usuário pensa: "Ei, eu só preciso sentar aqui e acessar tudo o que eu quero".

BBC - É isso que o sr. quer dizer com 'computainment'? (Nota da redação: fusão das palavras em inglês "computer", computador, e "entertainment", entretenimento.) Até agora não foi um sucesso fantástico...

Gates - Bem, primeiro temos que levar em conta a popularidade do PC na casa das pessoas. Ela tem continuado a aumentar, o PC é o aparelho-chave dentro de casa. Então estamos construindo sobre o isso e o sucesso que o Windows tem lá.

Nós só começamos com o Media Center há alguns anos. Agora, nestas férias, tivemos o dobro das vendas que tivemos no ano passado. Estamos na casa de 1,4 milhão de unidades. Comparado com o total de PCs, ou de lares, ainda é um número bastante pequeno.

BBC --Bastante pequeno mesmo.

Gates - Mas, na medida em que estes aparelhos aparecerem, nós seremos capazes de duplicar as vendas todos os anos por bastante tempo.

E você sempre quer chegar aos lares de vanguarda e daí começar a propaganda boca-a-boca, para as pessoas verem que apenas um controle remoto pode ensinar alguém a usar os menus simplificados.

BBC --Mas o que lhe convence que o PC vai ser este centro do entretenimento?

Gates - As pessoas não querem um monte de aparelhos que só fazem uma função. Elas não querem ter que aprender como programar um equipamento para fotos, outro para música e outro para vídeo. E você quer a riqueza, os gráficos que só o PC pode lhe proporcionar.

Agora nós temos que tornar muito fácil para configurar, temos que mostrar que este tipo de interface simples para o usuário pode ser fornecido aqui. O PC tem mais programas, mais competição, mais riqueza que qualquer outro. Então, tornando-o simples e rico, o PC será o principal equipamento.

BBC --E qual é a importância da cooperação dos provedores de conteúdo?

Gates - Eu diria que é extremamente importante. Eles estão entrando na era digital. Estão fornecendo conteúdo de acordo com as preferências das pessoas, estão criando serviços por assinatura.

O que mais estamos vendo são pessoas que trabalham na área de vídeo. Estamos agora vendo uma parceria com a MTV, que tem muito conteúdo de grande qualidade. Eles vão criar um serviço de música com seus vídeos e várias coisas muito especiais.

BBC --Mas esta é uma área complicada, a de gestão de direitos no mundo virtual. O sr. não tem medo de que isso possa se mostrar uma cilada?

Gates --Bem, certamente. Você quer a conveniência mas também você quer pessoas que criem coisas que tenham a alguma possibilidade de serem capazes de cobrar por estas coisas.

E nós estamos nos sentindo muito bem a respeito do diálogo que temos tido por vários anos com as indústrias de conteúdo. Assim chegamos a um balanço correto e é por isto que você está vendo uma explosão na música digital.

Leia a segunda parte da entrevista
 

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