Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 16h32

Rainha não está esnobando casamento de Charles, diz porta-voz

da BBC Brasil

Uma porta-voz do Palácio de Buckingham disse, nesta quarta-feira, que a ausência da rainha britânica, Elizabeth 2ª, no casamento do príncipe Charles não significa que ela esteja esnobando a cerimônia.

"A rainha vai ao serviço religioso e está pagando pela recepção. Isso não é uma esnobada", disse a porta-voz, ao ser questionada diretamente sobre o significado da atitude.

Segundo ela, a maior preocupação da rainha "é que a cerimônia civil seja tão simples quanto possível, seguindo a vontade do casal". "A rainha e o resto da família real irão ao serviço religioso na capela de Saint George, no castelo de Windsor", disse a porta-voz

Simplicidade

A assessoria do príncipe Charles também tentou reduzir a importância da ausência da rainha no casamento com Camilla Parker Bowles. "A cerimônia civil sempre foi para ser simples", disse um porta-voz de Clarence House, a residência oficial do príncipe Charles, herdeiro do trono da Grã-Bretanha.

O assessor disse que o príncipe está feliz com os preparativos do casamento. O duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth, também não vai comparecer à cerimônia civil no Guildhall, em Windsor.

No entanto, William e Harry, os filhos de Charles com a falecida princesa Diana, vão à cerimônia. Tom e Laura, filhos do primeiro casamento de Camilla Parker Bowles, também devem comparecer à cerimônia de casamento civil.

Legalidade

A revelação de que a rainha não vai ao casamento civil de Charles e Camilla surgiu depois que foram levantadas dúvidas se um membro da família real britânica pode, de fato, se casar em uma cerimônia civil.

Em resposta a essas dúvidas, Lord Falconer, o lorde Chanceler, maior autoridade jurídica da Grã-Bretanha, fez uma declaração por escrito confirmando a legalidade do casamento.

Segundo o historiador David Starkey, "só se pode especular sobre os motivos da decisão da rainha". "Pode ser por segurança, porque ela não aprova ou porque ela não se importa, uma posição que uniria a rainha à maioria dos seus súditos", disse.

Leia mais
  • Rainha não vai ao casamento de Charles

    Especial
  • Enquete: a rainha Elizabeth 2ª deveria ir ao casamento de Charles?
  • Leia o que já foi publicado sobre a rainha Elizabeth 2ª
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Charles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página