Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2005 - 20h43

América do Sul vive importante momento histórico, diz Lula

DIEGO TOLEDO
da BBC Brasil, no Uruguai

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que a América do Sul vive um "momento histórico muito importante" e que a integração entre os países do continente é "um fato irreversível".

Lula encerrou uma visita de dois dias ao Uruguai, onde acompanhou na terça-feira as cerimônias da posse do presidente Tabaré Vázquez --primeiro líder de esquerda na história do país a ocupar o cargo.

Em seu último compromisso durante a viagem, Lula participou junto com Vázquez da inauguração de uma fábrica ampliada da Ambev na cidade uruguaia de Paysandú.

Ao discursar no evento, o presidente recordou expressões de sua campanha em 2002 para elogiar a mudança de governo no Uruguai.

"A eleição de Tabaré Vázquez expressa a convicção do povo uruguaio de que um outro país é possível", disse Lula. "Aqui, como no Brasil e em outros países de nossa América, a esperança venceu o medo."

Cooperação trilateral

Na manhã desta quarta-feira, Lula se reuniu com o presidente do Peru, Alejandro Toledo, e discutiu o que o líder peruano descreveu como uma das prioridades da Comunidade Sul-Americana de Nações: a regionalização dos projetos de combate à pobreza.

Em seguida, Lula participou de um encontro privado com o líder venezuelano Hugo Chávez e o presidente argentino, Néstor Kirchner. Na reunião, os governos de Brasil, Argentina e Venezuela reafirmaram a intenção de fortalecer a integração sul-americana.

"Essa reunião trilateral que fizemos com a Argentina e a Venezuela é muito importante porque demonstra que a América do Sul vive um outro momento", afirmou Lula após o encontro.

Os três países concordaram em organizar em breve reuniões entre os seus ministros das áreas de economia, energia e desenvolvimento social.

"Descobrimos que grande parte da solução dos nossos problemas está na boa relação que tivermos entre nós, aqui, na América do Sul", disse o presidente.

Benefícios concretos

Ao final do dia, após a inauguração da fábrica da Ambev em Paysandú, Lula voltou a defender a cooperação entre os países da América do Sul.

"A integração, palavra que aparece com freqüência em nossos discursos, precisa traduzir-se em atos, iniciativas", disse o presidente. "Ela precisa trazer benefícios concretos para nossas populações, que não podem mais esperar."

De acordo com Lula, a integração regional deve respeitar as diferenças econômicas, culturais e sociais dos países sul-americanos e precisa ser acompanhada por políticas de desenvolvimento.

"Precisamos crescer e crescer muito para resgatar a imensa dívida social que herdamos", afirmou. "Precisamos distribuir renda para alimentar um ciclo longo de crescimento. Esse crescimento, para ser duradouro, não comporta aventuras."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página