Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2005 - 16h46

Moldávia realiza eleições e impede entrada de russos

da BBC Brasil

As autoridades da Moldávia, pequeno país do leste europeu, proibiram a entrada de cem russos que trabalhariam como observadores na eleição para o parlamento, que acontece neste domingo.

As autoridades alegaram que os russos estavam indo para a Moldávia para tentar prejudicar a eleição --a quinta no país desde que ele abandonou a antiga União Soviética, em 1991.

De acordo com a TV russa, os russos foram detidos em um trem no sábado. Nas últimas semanas, cerca de cem outros russos teriam sido deportados, acusados de fazer campanha contra o governo.

Transdnístria

De acordo com o correspondente da BBC na Moldávia, as relações do país com Moscou se deterioraram progressivamente nos últimos anos por causa do apoio dado pela Rússia à república separatista da Transdnístria, no leste do país.

A região, onde se fala russo e a maioria da população é de origem russa, declarou-se independente do restante da Moldávia na década de 90. Desde então, tropas russas permanecem estacionadas na república separatista.

O Partido Comunista, de situação e a favor de uma maior integração com os países do Ocidente, é o favorito no pleito. No momento, o partido controla 71 das 101 cadeiras do parlamento.

Os Estados Unidos e a União Européia levantaram suspeitas de que dinheiro público e a influência dos meios de comunicação estejam sendo usados para favorecer os comunistas e garantir a permanência deles no poder.

Ucrânia e Romênia

A eleição na Moldávia ocorre poucas semanas depois de a vizinha Ucrânia --também um ex-país soviético-- ter eleito um político pró-ocidente, Viktor Yushchenko, para o cargo de presidente do país.

A eleição de Yushchenko foi considerada um passo importante no processo de afastamento da Ucrânia da esfera de poder russa.

Como nas eleições na Ucrânia, na Moldávia também os russos vêm sendo acusados de tentar influencia o resultado do pleito.

A Moldávia é considerada o país mais pobre da Europa e tem sua economia intimamente ligada à da Romênia, seu vizinho do oeste.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Moldávia


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página