Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2005 - 09h37

Milhares seguem a Beirute para ato pró-Síria

PAULO CABRAL
da BBC Brasil, no Vale do Bekaa

Centenas de carros, ônibus e caminhões exibindo bandeiras libanesas tomaram as estradas que ligam o Vale do Bekaa à capital do Líbano, Beirute, no início da tarde desta terça-feira.

Eles levam milhares de pessoas à manifestação pró-Síria convocada pelo grupo militante islâmico Hezbollah.

Muitos dos veículos também levam fotos dos presidentes da Síria, Bashar Al-Assad, e do Líbano, Emile Lahoud, e do líder do Hezbollah, Hasan Nasrallah.

No caminho, os manifestantes saúdam e são saudados pelos militares sírios instalados na região.

Sem armas

Por esta mesma estrada, também já começou o deslocamento das tropas sírias que estão nas montanhas ao redor de Beirute e, de acordo com o plano anunciado segunda-feira em Damasco, vão ser transferidas para o Vale do Bekaa até o fim de março.

O Vale do Bekaa é um ponto altamente estratégico para os sírios por se tratar de uma ampla planície, cerca por cadeias de montanhas, e que dá fácil acesso desde o território israelense até as proximidades da capital síria.

O Hezbollah pediu que a manifestação desta terça-feira seja pacífica e Nasrallah ordenou que os membros do grupo, que é ao mesmo tempo uma milícia armada e um importante partido político, não levem armas para o protesto.

O Hezbollah quer uma grande manifestação em Beirute para fazer um contraponto aos protestos anti-Síria que tomaram as ruas da capital do Líbano desde o atentado a bomba que matou o ex-primeiro-ministro Rafik Hariri, em 14 de fevereiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página