Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2005 - 08h49

EUA vão transferir ao Iraque controle da prisão de Abu Ghraib, diz 'Guardian'

da BBC Brasil

Os Estados Unidos concordaram em transferir para o governo iraquiano o controle do presídio de Abu Ghraib, em Bagdá.

A notícia foi confirmada pelo ministro dos Direitos Humanos do Iraque, Bakhtiar Amin, ao diário britânico The Guardian, nesta quinta-feira.

O jornal afirma que a iniciativa é uma "tentativa de deixar para trás um dos episódios mais vergonhosos da guerra do Iraque".

Abu Ghraib ficou conhecido em todo o mundo após a divulgação de fotos de soldados americanos praticando abusos contra os prisioneiros iraquianos.

Segundo o Guardian, outras três prisões do país passarão a ser controladas pelas recém-eleitas autoridades iraquianas.

A transferência do controle, disse Amin, vai começar após a formação do novo governo do Iraque, o que deve acontecer nas próximas semanas.

Uma fonte do Exército americano afirmou, porém, que os Estados Unidos devem transferir para uma de suas bases no aeroporto de Bagdá os presos "de segurança máxima" antes de transferir o controle das prisões aos iraquianos.

Hezbollah

Os Estados Unidos estão reconsiderando os ataques abertos contra o Hezbollah ao constatar a extensão da influência da organização xiita no cenário político libanês, afirma nesta quinta-feira o diário The New York Times.

Os americanos classificam o grupo apoiado pela Síria como "terrorista" e vinham pressionando pelo seu desarmamento.

O jornal diz que fontes oficiais em Washington e na Europa confirmaram que, sob influência da França e da ONU, os Estados Unidos decidiram suavizar a sua posição.

As autoridades disseram se tratar de "um reconhecimento de que o Hezbollah, apesar de ter uma milícia e patrocinar ataques contra Israel, é uma força política enorme no Líbano e pode bloquear os esforços ocidentais pela retirada das tropas da Síria".

"Os Estados Unidos aceitaram a visão francesa, ecoada por outros na Europa, de que o Hezbollah está se tornando uma força num Líbano muito dividido, e que é perigoso antagonizá-lo agora e mais inteligente encorajar o partido a participar com candidatos nas eleições", diz o New York Times.

Cingapura

O diário britânico Financial Times afirma que os Estados Unidos perderam para Cingapura a liderança do ranking das economias com melhor preparo para lidar com tecnologia da informação e comunicações.

Os americanos lideravam o ranking, preparado pelo Fórum Econômico Mundial, havia três anos, mas agora estão na quinta colocação, atrás de Cingapura, Islândia, Finlândia e Dinamarca.

O Brasil ficou na 46ª posição. O levantamento leva em conta, entre outros fatores, o uso de tecnologia no setor público e privado e a educação da população para o aproveitamento dos novos meios.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página