Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2005 - 09h38

Site segue modelo do eBay para agenciar empréstimos

da BBC Brasil

Um serviço de empréstimos financeiros que segue o modelo do site de leilões on-line eBay foi lançado esta semana na internet. Trata-se do Zopa, site que funciona como intermediário de pessoas que buscam e oferecem empréstimos.

Quem empresta estabelece suas próprias taxas de juros e pode escolher com que candidatos se relacionará, baseado em sua situação de crédito.

As pessoas que buscam empréstimos, por sua vez, podem decidir que taxa de juros consideram adequada para sua situação.

O Zopa apenas ajuda na transação, mas não entra com nenhum recurso próprio. O serviço diz que recebe uma comissão de 1%.

Algumas medidas de segurança estão no site para impedir que quem empresta dinheiro seja enganado, e o perfil do site é autorizado pelo órgão supervisor da prestação de serviços financeiros do Reino Unido (FSA, em inglês).

"Nós arranhamos apenas a superfície em termos da quantidade de negócios que vamos ver na internet, e você verá muitos outros sites do tipo eBay", disse Johan Brenner, da empresa Benchmark Europe, que está investindo no Zopa e sites que colocam pessoas em contato com outras.

Crédito

Quando um potencial usuário se registra no site, sua situação de crédito é verificada. Uma agência de referência de crédito, Equifax, põe o cliente em uma de quatro categorias.

No momento, apenas quem estiver nas duas categorias mais altas pode conseguir um empréstimo por intermédio do Zopa. No Reino Unido, estima-se que isso pode incluir cerca de metade da população.

O mínimo que se pode tomar emprestado no site são 2 mil libras esterlinas (pouco mais de R$ 10 mil), e o máximo são 15 mil libras esterlinas (pouco mais de R$ 76 mil).

Quem quiser entrar com a oferta de recursos também terá sua situação de crédito verificada, para garantir sua boa fé.

Os recursos são divididos entre pelo menos 50 pessoas que pedem empréstimo para que se busque minimizar os riscos para quem entra com o dinheiro. O site também vai ganhar dinheiro vendendo seguro em caso de falta de pagamento de empréstimos.

O Zopa administra a coleta dos pagamentos mensais de empréstimos, e se alguma parcela não é paga em dia, usa exatamente os mesmos processos dos bancos comuns, utilizando uma agência especializada em cobrança.

Se a agência não conseguir recolher o pagamento, quem emprestar terá de arcar com a perda.

O diretor executivo do Zopa é Richard Duvall, um co-fundador do banco de internet Egg.

Leia mais
  • Adolescente pode ser preso por "enriquecer" com fraudes virtuais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o eBay
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página