Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2005 - 11h58

Nasa capta luz de planetas fora do Sistema Solar

da BBC Brasil

Utilizando o telescópio Spitzer, a agência espacial americana, a Nasa, conseguiu captar a luz de dois planetas que orbitam estrelas fora do Sistema Solar pela primeira na história.

A Nasa diz que a descoberta marca o início de uma nova era da ciência espacial, na qual planetas "extra-solares" podem ser medidos e comparados.

"O Spitzer nos oferece uma poderosa ferramenta para aprendermos sobre as temperaturas, atmosferas e órbitas de planetas que estão a centenas de anos-luz de distância da Terra", disse Drake Deming, responsável por estudo sobre um dos planetas.

"Nós estávamos buscando captar essa luz há quase dez anos, quando os planetas extra-solares foram descobertos", disse David Charbonneau, da Universidade de Cambridge, autor de outro estudo sobre planetas extra-solares, a ser veiculado na próxima edição da publicação científica Astrophysical Journal.

Júpiter

Até agora, todos os planetas extra-solares haviam sido descobertos indiretamente, usando dois métodos diferentes.

A primeira técnica consiste em medir a força gravitacional que o planeta exerce sobre a estrela mais próxima.

O segundo método detecta o planeta quando ele passa em frente à sua estrela, fazendo-a "piscar".

Nos novos estudos, o Spitzer observou diretamente a luz infra-vermelha de dois planetas semelhantes a Júpiter, batizados de HD 209458b e TrES-1.

Esses planetas são gigantes extra-solares localizados próximos aos seus sóis. Eles emitem grandes quantidades de raios infra-vermelhos.

O Spitzer calculou que a temperatura nesses planetas seria de cerca de 727ºC.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página