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25/03/2005 - 14h12

Casamento de Charles e Camilla tem poucos souvenirs à venda

JON DUFFY
da BBC Brasil

Ao contrário dos demais casamentos reais, sempre acompanhados de um enorme aumento na atividade do setor da indústria de souvenirs, o casamento do príncipe Charles com Camilla Parker-Bowles está sendo marcado por uma produção pequena de tais objetos.

Historicamente, nenhum casamento real na Grã-Bretanha foi realizado sem que não ocorresse a venda de pratos comemorativos, jarros, panos de prato, chaveiros, cartões postais e canecos com o rosto dos noivos.

Desta vez, porém, no casamento do herdeiro do trono britânico, existem apenas de 20 a 25 tipos de souvenirs, segundo Stevem Jackson, da Commemorative Collectors Society da Grã-Bretanha.

O casamento anterior de Charles com a princesa Diana teve 1,6 mil, o Jubileu de Prata da rainha Elizabeth 2ª, em 1977, 700, e o Jubileu de Ouro dela, há três anos, 600.

Até mesmo o casamento do príncipe Edward com Sophie Rhys-Jones em 1999 --um evento relativamente modesto para os padrões da realeza-- teve 120 tipos de objetos.

Não é segredo que a disposição do público em realação a esse casamento é de indiferença, no mínimo, mas o curto espaço de tempo entre o anúncio do noivado e o casamento não ajudou, segundo especialistas da área de souvenirs.

'Canecos do amor'

A fábrica de porcelanas Wedgwood, que vem produzindo objetos de luxo para comemorar os casamentos reais desde o reinado de George 3º (1760-1820), avaliou "muito, muito seriamente" a questão, segundo seu porta-voz. Mas desistiu da idéia.

"Normalmente leva-se de seis a oito meses para produzir objetos de luxo", disse Andrew Stanistreet, da Wedgwood. Desta vez, teríamos que preparar tudo em apenas dois meses.

A experiência de Aynsley, outra tradicional fabricante de cerâmica, pode ajudar a explicar a posição.

Aynsley enfrentou muitas dificuldades para lançar sua coleção Charles e Camilla.

"Primeiro tivemos que apresentar pedido de aprovação real e depois, já estávamos bastante avançados quando eles anunciaram a mudança de local e tivemos que fazer alterações", disse Gavin Williamson, da Aynsley.

No primeiro anúncio oficial, o casamento seria no Palácio de Windsor, mas o local foi substituído pelo salão da Câmara Municipal da cidade de Windsor.

A reação morna do público à notícia do noivado torna difícil prever a demanda pela coleção da Aynsley, que inclui um "caneco do amor" (de duas alças) e um prato comemorativo. Os objetos são feitos de porcelana e detalhes em ouro 22 quilates.

Williamson diz, porém, que ficaram "agradavelmente surpresos pela quantidade de pedidos que tivemos nos primeiros dias".

A favor e contra

No outro extremo desse setor, Joanna Leapman encontrou um mercado promissor para distintivos e imãs de geladeira de Charles e Camilla, que ela vende no eBay.

Leapman, que mora em Londres, produz distintivos com desenhos que atendem os sentimento a favor e contra do público ao evento. Cada peça é vendida a 1,75 libras (quase R$ 9).

Além de desenhos ortodoxos, ela oferece outros como uma pintura da rainha Elizabeth 2ª em frente a Charles e Camilla com os dizeres: "Eu também não vou".

Outra pintura é da princesa Diana com os dizeres: "Lembre de Diana 1961-1997".

"O negócio está realmente dando certo", disse Leapman, que já vendeu 300 distintivos até agora.

"A maioria dos compradores são britânicos, mas já vendi para os Estados Unidos e Canadá. As pessoas também estão comprando pelo valor da novidade."

Panos de prato

O negócio está sendo menos promissor para a empresa Wedding Creations, que está vendendo almofadas comemorativas bordadas com os dizeres "Charles & Camilla 8th april 2005", também no eBay, por 20 libras (mais de R$ 100) cada uma.

"Vendemos só seis até agora, mas temos esperança que as vendas vão crescer", disse um porta-voz, observando que a empresa vai enviar uma almofada ao casal real como presente de casamento.

Dhillons, uma loja de souvenirs na rua principal de Windsor e perto de onde será o casamento civil, está vendendo bem.

"Os panos de prato são os que vendem mais", disse Kirran Dhillon.

"Talvez porque as pessoas se lembrem daquela frase, quando Diana manifestou dúvidas sobre seu casamento e alguém disse 'é muito tarde, seu rosto está nos panos de prato."

Raridade

Dhillon está adotando uma linha convencional para seus souvenirs --"somos a favor do casamento", disse Kirran Dhillon--, mas outras lojas nas vizinhanças estão fazendo estoque mais modesto.

Existe algo no mercado para o colecionador sério?

"Muito pouco", disse Eric Knowles, do programa de antiguidades da BBC Antique Roadshow. "Não vi nada que inspire ou que seja de bom gosto".

A raridade das edições limitadas de bons souvenirs --e ele cita a da Aynsley como exemplo-- pode inflar o seu valor em alguns anos.."

Mas o problema com o resto, diz ele, é que se chegarem a conclusão que tem valor, eles mandam fazer mais uns 6 mil.
 

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