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30/03/2005 - 09h40

McDonald's pagará rappers por músicas com 'Big Mac', diz revista

da BBC Brasil

A rede de lanchonetes McDonald's vai pagar para que rappers famosos incluam a expressão "Big Mac" nas letras de suas músicas, segundo a revista Advertising Age.

A revista conta que a rede de lanchonetes vai pagar até US$ 5 (cerca de R$ 13,60) cada vez que tocar em uma rádio dos Estados Unidos uma música que tenha o nome do hambúrguer.

O McDonald's disse que o acordo nos Estados Unidos reflete o apelo dos rappers junto aos jovens.

No entanto, críticos dizem que o acordo é "enganoso", já que as músicas têm apelo juntos às crianças, cujos níveis de obesidade se tornaram uma grande preocupação.

Estratégias de marketing semelhantes foram usadas por outras marcas como Bentley, Porsche, Gucci e Dom Perignon.

Última palavra

Entre os artistas que fizeram referências a produtos bastante conhecidos estão Jay-Z, 50 Cent e Snoop Dogg.

A revista diz que o McDonald's não vai fazer pagamentos adiantados aos artistas, mas que eles seriam recompensados com base no número de vezes que as músicas forem tocadas no rádio americano.

A empresa terá a última palavra sobre a letra, mas os músicos detêm controle artístico sobre como ela será incorporada.

"Essa parceria reflete nosso respeito e gosto pela cultura jovem mais dominante do mundo", disse à revista Douglas Freeland, diretor de estratégia de marca McDonald's.

A estratégia de marketing foi crticada por grupos de direitos de consumidores.

'Marketing responsável'

Eles alegam que as crianças saberão que os artistas foram pagos para promover o hambúrguer.

"Embora as empresas de alimentação venham reconhecendo a idéia de marketing responsável, elas cada vez mais se voltam para formas enganosas de atingir crianças", disse Susan Linn, uma das fundadoras do grupo Campanha por uma Infância sem Comerciais dos Estados Unidos.

O McDonald's e outras cadeias de lanchonetes vêm enfrentando críticos que dizem que eles estão ajudando a criar uma epidemia de obesidade, especialmente entre crianças.

A empresa americana vem adotando medidas para diversificar seu cardápio, oferecendo frutas e saladas.

A firma Também vem fornecendo mais informações nutricionais a seus clientes e promovendo um "estilo de vida balanceado" em algumas de suas estratégias de marketing.
 

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