Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 10h59

Ruas em torno do Vaticano são tomadas pelo lixo

da BBC Brasil

Ao lado da longa fila de pessoas que passaram a noite na fila para ver o corpo do papa João Paulo 2º na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma pilha de lixo crescia sem que a prefeitura de Roma possa dar conta da limpeza.

De acordo com a correspondente da BBC em Roma Tamsin Smith, as calçadas estão cobertas de restos de comida e de garrafas plásticas de água.

A correspondente da BBC afirma que os serviços de limpeza da cidade não estão dando conta da multidão de recém-chegados, com número estimado entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas.

Para se proteger do frio na madrugada, segundo a correspondente, muitos peregrinos se enrolavam nas bandeiras de seus países.

Outros levaram sacos de dormir para a longa fila. Algumas pessoas chegam a esperar mais de dez horas para ver o corpo de João Paulo 2º.

Até agora, segundo o Vaticano, um milhão de pessoas já passaram diante do corpo do pontífice.

Banho

Segundo uma voluntária do serviço de auxílio aos peregrinos ouvida pela BBC, a prefeitura de Roma prometeu dar a cada peregrino "uma cama, um lugar para tomar banho e um prato de massa".

O prefeito de Roma, Achille Serra, disse à BBC que a cidade teve dois anos para se preparar para o jubileu do papa, celebrado em 2003, mas apenas "algumas horas" para organizar a logística para o funeral.

Dormitórios foram improvisados em estádios e em prédios públicos vazios. Barracas de acampamento também foram armadas em grandes terrenos.

As ruas que levam ao Vaticano estão fechadas ao tráfego.

Leia mais
  • Erramos: Ruas em torno do Vaticano são tomadas pelo lixo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página