Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2005 - 17h08

Casamento de Charles divide moradores de Windsor

ADRIANA STOCK
da BBC Brasil

Os moradores da pequena cidade de Windsor, onde será realizado o casamento do príncipe Charles com Camilla Parker Bowles, estão divididos em relação ao evento, marcado para este sábado.

Enquanto alguns aguardam com ansiedade a união, outros ignoram o matrimônio ou mesmo o desaprovam.

"Vou ao casamento junto com minhas vizinhas, amigas e minha filha. Acho muito bom que os dois tomaram a decisão de se casar", diz Pat Shandolfer, acompanhada por seu marido, Ehad, que diz "não ligar para essas coisas de casamento da família real".

Helen M., outra moradora de Windsor, também confirma sua presença e diz que nunca viu um casal tão feliz nas fotografias como Charles e Camilla. "Já era hora deles se casarem, você não acha?", diz.

Veja fotos do casal

Mas o evento da realeza não agrada a todos. "Não acho certo esse casamento. O príncipe Charles tratou injustamente a princesa Diana, porque, antes de se casar com ela, ele já mantinha um relacionamento com Camilla", comenta a britânica Pat Somerfield.

Vitrines

O casamento civil de Charles e Camilla será realizado na Guildhall (uma espécie de cartório) de Windsor, um pequeno prédio com estilo neoclássico localizado a cerca de 100 metros do castelo de Windsor, residência predileta da rainha Elizabeth para os fins de semana.

Por questões de segurança, ainda não se sabe se eles devem caminhar esse pequeno trecho ou se devem ir de carro.

A cerimônia civil será simples, como quer o casal. Apenas alguns parentes e amigos muito próximos devem estar presentes.

A rainha Elizabeth não vai. Segundo sua assessoria, ela está atendendo o pedido do casal para que seja um evento discreto. Ela estará presente apenas na missa de bênção na Capela de São Jorge, dentro do castelo, que será televisionada.

Diana

Se Charles e Camilla querem discrição, pelo visto vão ter: não se vê nenhuma decoração ou preparativos especiais na cidade.

No comércio próximo ao castelo de Windsor apenas três lojas mostram em suas vitrines a foto do casal.

As lojas de souvenirs têm poucas opções de lembrancinhas do casamento: apenas uma caneca, um marca-texto, um chaveiro e um jogo de quebra-cabeças.

Enquanto isso, o dobro de lembranças da princesa Diana - que morreu em um acidente de carro em Paris, em 1997 - estão à venda nas lojas, indo de cartões postais a louças de porcelana.

O gerente da loja, Chris Mansfield, explica que a oferta é limitada porque o anúncio do casamento foi feito muito em cima da hora.

Mas ele garante que conseguiu se organizar bem. "O castelo de Windsor está fornecendo os souvenirs oficiais e a demanda está boa, com mais coisas chegando para o estoque."

Humor

Do outro lado da rua, uma outra loja vende souvenirs nada tradicionais. São máscaras e camisetas com caricaturas de Charles e Camilla.

O gerente da loja, Steven Edwards, fez questão de expor na vitrine os produtos.

"Já vendemos cem peças em apenas duas semanas. A campeã de vendas é a camiseta em que Charles está montando um cavalo que tem a cara de Camilla. Algumas pessoas entendem a brincadeira, mas tem gente que acha ofensiva", ele diz.

Opiniões à parte, Charles e Camilla se casam no próximo sábado e passam lua-de-mel em Birkhall, uma residência da rainha na Escócia.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página